MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Kleber Antonio Lourenço de Souza Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições ofertadas pela modelagem matemática para o ensino matemático, bem como explicitar a aplicação da modelagem matemática. A pesquisa é conduzida por uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa-ação. Nessa perspectiva, os aspectos promissores e os obstáculos para um ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática foram citados no decorrer deste trabalho, partindo de uma visão histórica feita de forma reflexiva do ensino matemático. Serão apresentados, como referência os pressupostos dos principais estudiosos da modelagem matemática, a saber: D´Ambrosio, Bessanezi, Biembengut, entre outros. Este apresenta uma discussão em torno das dificuldades da aplicação da modelagem matemática (MM) e a possibilidades de superá-las. Também realizam análises de atividades que se constroem com modelagem matemática, a partir de situações vivenciadas em uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental II.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

DE SOUZA SANTOS, K. A. L.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 315–319, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/769. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>