POPULAÇÃO CONECTADA

COMO A INTERNET E AS REDES SOCIAIS ONLINE TRANSFORMARAM AS CAMPANHAS ELEITORAIS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2254

Palavras-chave:

Campanha Eleitoral, Redes Sociais, Comunicação Política, Desinformação

Resumo

A internet transformou significativamente as estratégias das campanhas eleitorais. A partir da ascensão das redes sociais, a interação entre candidaturas e eleitorado tornou-se mais dinâmica. Este artigo analisa a evolução do uso da internet nas campanhas eleitorais no Brasil. Com base em uma revisão bibliográfica, é discutida a ampliação do protagonismo do eleitorado, a segmentação e a amplificação das diversas narrativas. Argumenta-se que, embora a internet tenha potencial para democratizar o debate público, as campanhas eleitorais nesse ambiente refletem desafios. Os resultados apontam para a necessidade de estratégias comunicacionais que conciliem a expansão da participação política com o combate à desinformação e a promoção de um espaço público digital democrático.

Biografia do Autor

Iana Oliveira da Silva Aguiar, UNIASSELVI

Psicóloga (CRP 03/16763) pela Universidade Salvador (UNIFACS). Mercadóloga, mestranda em Planejamento e gestão de processos comunicacionais (UNLP) formanda em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela UNIASSELVI. Pós-graduada em Neuromarketing pelo Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia (IBN), pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Atua na interseção entre comunicação, política e comportamento, com foco em planejamento estratégico, análise de dados e campanhas de conteúdo político e social no ambiente digital. Possui experiência em pesquisa e aplicação de técnicas comunicacionais. Desenvolve estudos e pesquisas sobre narrativas empáticas em campanhas digitais, conexões genuinas e impacto social da comunicação online.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Aguiar, I. O. da S. (2025). POPULAÇÃO CONECTADA: COMO A INTERNET E AS REDES SOCIAIS ONLINE TRANSFORMARAM AS CAMPANHAS ELEITORAIS NO BRASIL. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 203–216. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2254

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