CIRCULAÇÃO E DESLOCAMENTO DE IMAGENS EM PROTESTOS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE PERFORMANCE DAS IMAGENS DO MOVIMENTO MÃES DE MAIO

AN INSIGHT INTO THE PERFORMANCE OF IMAGES FROM THE MÃES DE MAIO MOVEMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.317

Palavras-chave:

Circulação, Mídia, Documento, Imagens, Movimentos sociais

Resumo

Este trabalho reflete sobre os deslocamentos de sentido decorrentes da circulação de imagens produzidas pelo movimento social brasileiro Mães de Maio, que busca a reparação pela memória de filhos mortos pela polícia e almeja transformações sociais. As imagens operam como mídias, comunicando pensamentos e ações, com destaque para o caráter performático. Utilizamos imagens do movimento em protestos nas ruas e nos apoiamos em teóricos como Gillian Rose, Ana Maria Mauad, Judith Butler e Michel Foucault. A metodologia de Didi-Huberman é empregada para analisar as imagens e suas comunicações. Concluímos que a circulação ou performance das imagens com os corpos das mães é fundamental para sua constituição e mudança de sentido, abrindo espaço para transformações sociais e produzindo locais de mudança.

Biografia do Autor

Maurício Reis Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2016).

Ana Rita Vidica Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris / PDSE-CAPES), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia contemporânea, fotoclube e intervenção urbana. Como fotógrafa ganhou o prêmio I Concurso Internacional sobre Periodismo e Genero, participou de exposições coletivas regionais, nacionais e internacionais e uma exposição individual, intitulada "Obra Marginal", contemplada pela Bolsa de Apoio à produção artística no Brasil, da FUNARTE. Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), é vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e participa do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades ambos vinculados à UFG.

Referências

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performática de assembleia. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2º edição, 2018.

CASTRO, Luiz Guilherme Rivera de. Outros espaços e tempos, heterotopias. 1º congresso internacional Espaços Públicos. FAU Mackenzie, São Paulo, Brasil.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós: Belo Horizonte, v.2, n.4, p. 204-219, nov.2012.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Posfácio de Daniel Defert. [tradução Salma Tannus Muchail]. São Paulo: n-1 Edições, 2013a.

ROSE, Gillian. Visual Methodologies. Londres: Sage Publications, 2001.

SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

Referência complementar

Vídeo: TEIXEIRA, Jacqueline Moraes. [Aula 10] Judith Butler: Corpos e Aliança e a política das ruas. LabNAU-USP.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Reis Araújo, M., & Rita Vidica Fernandes, A. (2023). CIRCULAÇÃO E DESLOCAMENTO DE IMAGENS EM PROTESTOS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE PERFORMANCE DAS IMAGENS DO MOVIMENTO MÃES DE MAIO: AN INSIGHT INTO THE PERFORMANCE OF IMAGES FROM THE MÃES DE MAIO MOVEMENT. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 27–43. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.317