COUNTER-STRIKE E A POPULARIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1476Palavras-chave:
Videogames, Culturas Digitais, Counter-Strike, Lan Houses, Tecnologias DigitaisResumo
Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e discutir a importância dos videogames para a popularização das tecnologias digitais no Brasil, com foco no percurso do jogo Counter-Strike no Brasil e sua relação com as lan houses, especialmente na primeira década do século XXI. Para tal, realizamos uma recuperação histórica que incluiu diversas etapas, dentre as quais apresentamos, neste documento, a pesquisa documental e a revisão da bibliografia especializada. Em termos gerais, demarcamos que o Counter-Strike estabelece inicialmente um processo de simbiose com as lans, acompanhando sua expansão pelas periferias do país. Defendemos que o jogo foi relevante para a popularização das tecnologias digitais em nosso país e, por extensão, para a inclusão digital, sobretudo entre os jovens, de tal modo que uma história do Counter-Strike no Brasil fornece pistas importantes para a compreensão das culturas digitais em nosso país.
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