CARACTERÍSTICAS DAS ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS GAMIFICADAS QUE ESTIMULAM A CRIATIVIDADE NA APRENDIZAGEM ONLINE

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2336

Palavras-chave:

Criatividade, Gamificação, Aprendizagem On-line, Design Instrucional

Resumo

A educação passa por mudanças significativas diante do avanço das tecnologias digitais, bem como da implementação de metodologias educacionais ativas capazes de fomentar a criatividade por meio de experiências lúdicas. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo foi investigar as principais características das estratégias instrucionais gamificadas que estimulam a criatividade no contexto da aprendizagem online. Com o foco em nove técnicas de jogos relacionadas ao framework Octalysis, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, conduzida de acordo com as diretrizes do método PRISMA, abrangendo estudos empíricos cujos dados foram relacionados com os principais aspectos da teoria educacional construtivista, a teoria do Flow e da Autodeterminação. Apenas sete das nove técnicas de jogos foram identificadas na amostra de estudos selecionados. Destas, Instant Feedback e Real-Time Control foram as mais empregadas, respectivamente em 28% e 21% dos casos. Boosters e Evergreen Combos foram menos utilizadas, com apenas 3% de ocorrência cada. Posteriormente, foram elaborados dez princípios para o design instrucional gamificado, com o propósito de maximizar a criatividade dos aprendizes. Tais princípios estão relacionados com a estrutura das ferramentas educacionais, a qualidade das interações sociais no ambiente de aprendizagem e características intrínsecas aos estudantes. Os resultados da pesquisa sugerem que, apesar dos desafios inerentes à aplicação dessas estratégias, as abordagens lúdicas que incentivam a criatividade têm o potencial de melhorar a resposta cognitiva, intensificar o engajamento e despertar a criatividade dos estudantes.

Biografia do Autor

Silvestre Linhares da Silva, UNB

Mestre em design da informação pela UnB (2024). Com experiência profissional com os seguintes ramos do design: narrativas visuais multimidiática, design da informação, experiência do usurário, design editorial, design para EaD e gamificação educacional.

Ricardo Ramos Fragelli, UnB

Pesquisador da área educacional, é bacharel e mestre em Engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. É professor da UnB dos cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia, do Mestrado profissional em Matemática e do Programa de pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de Design educacional. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu treze prêmios nacionais de Instituições como MEC, CAPES, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ABMES, Santander Universidades e o prêmio nacional de criatividade no ensino superior da Perestroika. Suas metodologias ativas e colaborativas são reconhecidas nacionalmente e utilizadas por professores de todos os níveis educacionais em todo o País.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Silva, S. L. da, & Fragelli, R. R. (2025). CARACTERÍSTICAS DAS ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS GAMIFICADAS QUE ESTIMULAM A CRIATIVIDADE NA APRENDIZAGEM ONLINE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 119–150. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2336

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