A UTILIZAÇÃO DA CULTURAL DIGITAL ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS

UMA ABORDAGEM DA IDADE MÉDIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1149

Palavras-chave:

Jogos Eletrônicos, Idade Média, Educação Básica

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da cultura digital, especificamente os jogos eletrônicos, como ferramenta educacional para o ensino da Idade Média na Educação Básica. O uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógico tem se mostrado uma alternativa promissora para engajar os discentes, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Nesse sentido, discutiremos os benefícios e desafios dessa abordagem, principalmente, para os docentes, destacando a importância da formação continuada e do letramento digital. Para tal, utilizaremos pesquisas bibliográficas relevantes sobre a temática, com o objetivo de demonstrar que é possível uma integração efetiva entre os jogos e os conteúdos curriculares referentes ao Medievo.

Biografia do Autor

Lívia Maria Albuquerque Couto, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE), Especialista no Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos pela Faveni, Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFS (PROHIS), com área de concentração em Cultura e Sociedade, com ênfase em relações de poder no Medievo. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista PPGH-UFPE/CAPES. Além dessas temáticas mencionadas, possui interesse em estudos sobre gênero na História Medieval e sobre relações sociais e de negociação no Medievo Ibérico, mais precisamente na região de Castela, durante o período de reinado de Alfonso VIII. Tem interesse ainda no ensino de História, relacionando-o com a área da Educação correspondente às novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas. Atualmente é integrante do grupo de pesquisa Dominium: Estudos sobre Sociedades Senhoriais, na linha sobre Relações sociais e poder na Antiguidade e no Medievo Senhorial.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Couto, L. M. A. (2024). A UTILIZAÇÃO DA CULTURAL DIGITAL ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: UMA ABORDAGEM DA IDADE MÉDIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 249–268. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1149