HUMANIDADES, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ESCRITA DA HISTÓRIA

Entrevista com Alesson Ramon Rota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1046

Palavras-chave:

História digital, Inteligência Artificial, Humanidades Digitais, Métodos, Computação

Resumo

Esta entrevista busca refletir sobre as relações entre Humanidades, Ciência da Computação e História. Dada a dinâmica do mundo digital atual, entendemos que, nós historiadores, não dispomos de todas as condições infraestruturais ideais para a aplicação de saberes, hipóteses, projetos. Os profissionais da História interessados nesse problema devem experimentar o digital e tirar suas próprias conclusões. O debate pode indicar, justamente, como criar métricas e superar os problemas. Afinal, algumas práticas dependem de tentativa e erro, sendo uma forma de aprendizado. Assim, entender o meio digital é compreender linguagens em sentido amplo, o que significa também dialogar com novos públicos. Daí a imbricação que já conseguimos visualizar entre o que chamamos de História Pública e História Digital.

Biografia do Autor

Luciano dos Santos Abade, Universidade Nova de Lisboa

Doutorando em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto ( 2020-2022).Área de concentração: Poder, Espaço e Sociedade. Ex bolsista de pós graduação da Universidade Federal de Ouro Preto Licenciatura plena em História pela UFOP (2020).Bacharel em Direto pela UFOP (2006). Mobilidade acadêmica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2018).Membro associado da SE0 (Sociedade Brasileira de Estudo do Oitocentos). Membro associado do Núcleo Impérios e Lugares no Brasil (ILB/UFOP).Membro do Grupo de Pesquisa CNPq em Mídia, Tecnologia e História, (MITECHIS/UFT). Embaixador de Intercâmbio da Universidade do Porto (biênio 2021-2023)

Luiz Gustavo Martins da Silva, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto

Historiador, sob o registro profissional 0000191/MG. Mestre e licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorando na área pela mesma instituição. Pesquisador discente do Núcleo de Pesquisas CNPq Impérios e Lugares no Brasil (ILB-UFOP). Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS-UFT). Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO), da Associação Nacional de História (ANPUH-TO) e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). Editor administrativo/secretário da revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD). Assistente de Comunicação da revista Almanack, vinculada à UNIFESP. Possui experiência na área de História do Brasil imperial, História contemporânea, História política, Paleografia, Ensino de História e Aprendizagem Histórica, com ênfase nos temas do exílio político e migrações, liberalismo, revoluções atlânticas, contrarrevolução, miguelismo, humanidades digitais, tecnologias de informação e comunicação. Autor do livro "Entre penas e impressos: a experiência política de exilados liberais na Europa e no Brasil (1826-1837)".

Arthur Ferreira Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Faculdade Saberes (2014), mestrado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e doutorado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022).

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É Editora da revista Antígona (2763-9533), criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Referências

BRASIL, Eric. pyHDB-ferramenta heurística para a Hemeroteca Digital Brasileira: utilizando técnicas de web scraping para a pesquisa em história. História da Historiografia, v. 15, p. 186-217, 2023.

CONTRERAS SAIZ, Mónika. Telenovelas, series y formación política en Latinoamérica. In: Peters, Stefan; Pardo G., Marcela (Eds.). Educación Política: debates de una historia por construir. Bogotá, D.C.: Justus-Liebig-Universität Giessen; Instituto Colombo-Alemán para la Paz.

LUCCHESI, Anita. Por um debate sobre História e Historiografia Digital. Boletim Historiar, n. 2, 2014.

MIRANDA, Sonia; LUCA, Tania de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, no. 48, p. 125-144, 2004.

ROTA, Alesson Ramon. Mineração de história em acervos históricos digitalizados. In: NICODEMO, T. L.; ROTA, A. R.; MARINO, I. K. Introdução: das humanidades digitais à história digital. In: NICODEMO, T. L.; ROTA, A. R.; MARINO, I. K. (Org.). Caminhos da história digital no Brasil. Vitória: Editora Milfontes, 2022.

ROTA, Alesson Ramon. PatrimoniAIs: algoritmo para classificação de patrimônios incômodos (em disputa). Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp, v. 1, 2024. Disponível: https://doi.org/10.25824/redu/35UZZ3.

ROTA, Alesson Ramon. A implementação da Comissão Nacional do Livro Didático no Estado Novo (1937-1945). Cadernos de Clio, Curitiba, n. 5, p. 61, 2014.a.

ROTA, Alesson Ramon. Culturas históricas e narrativas didáticas: A coleção SBH e Raízes do Brasil. Bilros, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 88-101, jan.-jun. 2014.

ROTA, Alesson. Archive and Non archive: Notes on the Use of Data Science for Research on Digitized Historical Archives. In: Banou, Penelope et al. (org). Artists' paper: a case in paper history. Viena: Berger, 2023.

ROTA, Alesson. Estado(s) novo(s): um estudo de educação comparada entre Brasil e Portugal (1936-1945). Revista Latino-Americana de História, vol. 2, nº 6, p. 1002, agosto de 2013. Edição Especial. © by PPGH-UNISINOS.b.

SILVEIRA, Pedro Telles da. História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Abade, L. dos S., Silva, L. G. M. da, Reis, A. F., & Coelho, G. L. S. (2024). HUMANIDADES, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ESCRITA DA HISTÓRIA : Entrevista com Alesson Ramon Rota. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 471–479. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1046