A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Adriano Aparecido da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a Educação de Surdos e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O principal objetivo foi refletir sobre o terceiro momento do AEE para o Surdo e ações de modo a proporcionar conhecimentos ao ensino da Língua Portuguesa e a possibilidade de entrelaçar o ensino de Matemática. Também leva a reflexão sobre o porquê de, apesar de existir políticas que especificam os direitos educacionais dos Surdos, e mesmo assim eles continuam excluídos do direito de uma educação de qualidade. Antes de navegar pela história, realizou-se um estudo da arte de pesquisas publicadas entre o período de 2011 a 2017, com base em teses, dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, e também em artigos no site da Scielo e no Google acadêmico. Em seguida, pesquisou-se trabalhos na perspectiva do ensino de Matemática para o Surdo. Pretende-se perceber quais as principais dificuldades da prática de ensino dos professores do AEE relacionadas ao Surdo com foco na leitura, na tradução e na interpretação de textos matemáticos. Conclui-se que o estudo da arte é necessário para compreender as propostas educacionais que foram produzidas para transformar a Educação de Surdos no Brasil.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

DA SILVA, A. A.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 11–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/733. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>