Front facing the screen, back facing life

a study of the perceptions of the development of Artficial Intelligence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2119

Keywords:

Artificial Intelligence, Society, Education, Job Market, Law

Abstract

This article reflects the parcial results of a research, which the objective is to analise reports about the uses and inovations of Artificial Intelligence (AI) tools, as well as its repercussion and potencial impacts in human activities. The especific objectives are to observe how those tools are recognized and/or use in the context of education (one of the most impacted sections for the AI). For that, the social networks Instagram and X (old Twitter) were elected as the inicial field of the research and through the posts on those networks four themes were identified, which became part of the scope of the work: Geral AI; AI in the Job Market; AI in Education and; Regulation of the use of AI. Resorting to the methodology of digital ethnography, the research – executed in two steps – initially seek to comprehend how lay people perceive and incorporate AI tools in their activities then make the same observation, but this time through the research face to face inside a federal institution of basic education.

Author Biographies

Marcela Lopes Menequini, IFRJ

Professora EBTT no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), desde 2014. Doutora (2017) e mestra (2013) em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1997).

Ligia Hippolyto Vila Real, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Rui Barbosa(2021). Tem experiência na área de Química.

References

CESARINO, Letícia. O mundo do avesso – verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

COECKELBERGH, Mark. Ética na inteligência artificial. São Paulo / Rio de Janeiro: Ubu Editora / Editora PUC-Rio, 2023.

COLETIVA CIBORGA. Etnografia digital: um guia para iniciantes nos estudos da linguagem em ambientes digitais. [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2022.

CRARY, Jonathan. Terra arrasada: além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

Das Coisas, Futuro (@ofuturodascoisas). 2023. “Não espere que apenas o RH oriente a lidar com a IA - todos nós teremos que ser RH”. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C0Z0suhvZWt/?igsh=MXA2Z3N0ejVoa3R2OA==. Acessado em: 13/12/2023

FILHO, A. C. OMS começa a se preparar para a transformação da inteligência artificial na saúde. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/link/alexandre-chiavegatto-filho/oms-comeca-a-se-preparar-para-a-transformacao-da-inteligencia-artificial-na-saude/>. Acessado em: 10 agosto de 2024.

G1 (@G1). 2023. “União Europeia chega a acordo pioneiro sobre regulamentação de inteligência artificial”. Twitter, 09 de dezembro de 2023, 10:30 p.m. Disponível em: https://x.com/g1/status/1733660301772620214?s=20.

GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LCT Editora, 1989.

Lupa, Agência (@agencia_lupa). 2023. “Moraes defende cassar candidato que usar IA para espalhar fake news em 2024”. Instagram, 4 de dezembro de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C0crCG-vIHK/?igsh=cmtrYXNkY3ltMWdr. Acessado em: 18/03/2024

Oficial, FIAP (@fiapoficial). 2023. “85% dos brasileiros querem integrar a IA ao trabalho”. Instagram, 23 de novembro de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cz_dmm0Nwlx/?igsh=MTlieW0yNXdzYzgxdw%3D%3D. Acessado em: 13/12/2023.

PUCR Digital, Pós (@pospucprdigital). 2023. “Você já parou para pensar em como a inteligência artificial está moldando o futuro do trabalho?”. Instagram, 9 de outubro de 2023. https://www.instagram.com/p/CyMaJDpOht1/?igsh=NTVpbW43eXI4cnVp.

SCIELO. ChatGPT e outras IAs transformarão toda a pesquisa científica: reflexões iniciais sobre usos e consequências – parte 1. Disponível em: <https://blog.scielo.org/blog/2023/11/10/chatgpt-e-outras-ias-transformarao-toda-a-pesquisa-cientifica-reflexoes-iniciais-sobre-usos-e-consequencias-parte-1/>. Acesso em: 10 de agosto de 2024

SCIELO. ChatGPT e outras IAs transformarão toda a pesquisa científica: reflexões iniciais sobre usos e consequências – parte 2. Disponível em: <https://blog.scielo.org/blog/2023/11/14/chatgpt-e-outras-ias-transformarao-toda-a-pesquisa-cientifica-reflexoes-iniciais-sobre-usos-e-consequencias-parte-2/>. Acesso em: 10 de agosto de 2024

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Colonialismo digital, imperialismo e a doutrina neoliberal. In: FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2023.

Published

2025-05-06

How to Cite

Menequini, M. L., & Real, L. H. V. (2025). Front facing the screen, back facing life: a study of the perceptions of the development of Artficial Intelligence. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 155–169. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2119