NEOLIBERALISMO E PLATAFORMIZAÇÃO DA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO ININTERRUPTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PROFISSÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.942Palavras-chave:
Neoliberalismo, Profissão Docente, Trabalho Ininterrupto, Plataformização da SociedadeResumo
As plataformas digitais atravessam variadas atividades cotidianas e seu crescente uso sinaliza transformações nas relações sociais e de trabalho. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as implicações do trabalho ininterrupto, levando em consideração a plataformização da sociedade, para a profissão docente. Trata-se de uma investigação exploratória e bibliográfica composta por dois movimentos. O primeiro movimento problematiza como as plataformas digitais, apoiadas na racionalidade neoliberal, reconfiguram as relações de trabalho. O segundo movimento analisa como a formação e as dinâmicas laborais docentes vêm sendo transformadas diante do trabalho ininterrupto instado a partir da imersão das plataformas digitais. Ao explorar as interseções entre o trabalho ininterrupto, a plataformização da sociedade e a profissão docente, os resultados deste estudo sinalizam relações de trabalho cada vez mais flexíveis e uma tendência à lógica da competição e individualização.
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