INTERPRETAÇÃO REMOTA DE LIBRAS-PORTUGUÊS NO DEPARTAMENTO DE LETRAS-LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ): UM ESTUDO DE CASO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.941

Palavras-chave:

Covid-19, Educação de surdos, Intérprete de Língua Brasileira de Sinais

Resumo

Neste trabalho buscamos compreender o uso das plataformas online, na perspectiva dos colaboradores da pesquisa, durante da pandemia de Covid-19, 2020 e 2021. Apresentamos as modalidades de educação utilizada nos cursos de graduação de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde contrastamos o trabalho do intérprete de Libras nos formatos remoto e presencial. O trabalho foi pautado nos dados construídos por meio do grupo focal e nas leituras de Gondin (2005) e Gatti (2002). A análise dos dados e a categorização foram inspiradas em Bardin (1977). Nas conclusões, com base nas respostas coletadas no grupo focal, foi possível observar que a tecnologia se mostrava presente em todo momento durante a atuação no trabalho remoto, deixando suas marcas nos usuários.

Biografia do Autor

Maria Helena Paes da Silva Mora, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais com pesquisa voltada para o uso de tecnologias na área da interpretação Libras<>Língua Portuguesa. Licenciada em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuou como professora de Literatura Brasileira na rede privada de ensino por três anos. Possui experiência como intérprete de Libras<>Língua Portuguesa na Educação Básica, Ensino Superior e Congressos. Atualmente é tradutora e intérprete de Libras no Departamento de Letras-Libras da UFRJ traduzindo textos acadêmicos e interpretando na graduação, pós-graduação, extensão e em outras atividades acadêmicas.

Adriana Maria de Assumpção, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE) onde também atuo na editoria da Revista Educação e Cultura Contemporânea. Coordeno o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT) e os projetos Formação de Professores e práticas educativas mediadas por tecnologias e Por entre telas e textos: os multiletramentos e as tecnologias na formação docente. Doutora em Educação com formação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999). Desenvolvi o projeto de pesquisa "Literatura e narrativas imagéticas: a fotografia de Maureen Bisilliat com apoio do Programa Pesquisa e Produtividade 2021-2022 UNESA. Coordenei o projeto de Iniciação Científica do PIBIC/UNESA "Fotografia e Migrações Transnacionais: uma análise do trabalho de Pieter Ten Hoopen" no período 2020-2021 e "Infância e migrações Transnacionais: reflexões na Iniciação Científica" no ciclo 2022-2023 PIBIC/UNESA. Fui professora da UERJ e da UNIRIO com atuações na graduação e na pós-graduação. Participei da equipe de educação do Museu da Vida na FIOCRUZ e coordenei o Núcleo de Educação Não Formal no campus Fiocruz da Mata Atlântica, desenvolvendo ações educativas com crianças e jovens. Possuo experiências na Educação a Distância, como professora, autora e revisora de material didático. Pesquisadora associada do grupo" DIASPOTICS: Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural", coordenado pelo professor Mohammed ElHajji na UFRJ. Minhas experiências estão articuladas com as áreas de educação formal, educação não formal, educação a distância, formação docente, tecnologias, cultura visual, migrações transnacionais.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/BdSdmX3TsKKF3Q3X8Xf3SZw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28/11/2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução para o português de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Livraria Martins Fontes. São Paulo: Edição 70, 1977. Disponível em: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf. Acesso em: 15/06/2023.

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. cap. 4 e 5. 3ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187613/Filosofia%20da%20Tecnologia%20um%20convite%20e-book.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05/02/2023.

DESLANDES, Suely Ferreira, & GOMES, Romeu, & MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa social : teoria, método e criatividade. 26. ed. — Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf. Acesso em: 15/06/2023.

DUARTE, José B. Estudos de caso em educação: Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, núm. 11, p. 113-132. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa, 2008. Disponível em: Acesso em: 22/07/2020

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Série Pesquisa em Educação. Brasília- DF, v. 10, p. 7-41, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2165790/mod_resource/content/1/GATTI%2C%20Bernadete.%20Grupo%20focal%20na%20pesquisa%20em...%20Cap.%20I%20e%20II.pdf . Acesso em: 30/04/2022

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Secção Teórico/Metodológica. Revista Paidéia. Ribeirão Preto, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/8zzDgMmCBnBJxNvfk7qKQRF/?lang=pt. Acesso em: 07/06/2022.

LODI, A.C.B.; PELUSO, L. Reflexões acerca da presença de intérpretes de língua de sinais nos anos iniciais de escolarização. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso 13 (3) • Sep-Dec. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/gFJjwgZwKsRLtT9Bnj5wmRp/?lang=pt Acesso em: 20/08/2023.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed. 1997.

SÁ, A. L. de., & NARCISO, A. L. do C., & NARCISO, L. do C. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/844/172. Acesso em: 12/07/2023.

SELWYN, N. Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. p. 1-47. Londres: Bloomsbury, 2011. Traduzido para o português por Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira (PPGE/UNESA), Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 27/02/2023.

SELWYN, N. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais In: Diálogos Sobre A Tecnologia Educacional: Educação Linguística, Mobilidade e Práticas Translingues. Campinas: Pontes, 2017. Traduzido para o português por: Cíntia Regina Lacerda Rabello (UFF), Cláudia Hilsdorf Rocha (Unicamp), Joel Austin Windle (UFF), Michele Salles El Kadri (UEL). Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/5pu3x/download. Acesso em: 20/06/2022

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Mora, M. H. P. da S., & Assumpção, A. M. de. (2024). INTERPRETAÇÃO REMOTA DE LIBRAS-PORTUGUÊS NO DEPARTAMENTO DE LETRAS-LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ): UM ESTUDO DE CASO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 45–61. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.941