INTERPRETAÇÃO REMOTA DE LIBRAS-PORTUGUÊS NO DEPARTAMENTO DE LETRAS-LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ): UM ESTUDO DE CASO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.941Palavras-chave:
Covid-19, Educação de surdos, Intérprete de Língua Brasileira de SinaisResumo
Neste trabalho buscamos compreender o uso das plataformas online, na perspectiva dos colaboradores da pesquisa, durante da pandemia de Covid-19, 2020 e 2021. Apresentamos as modalidades de educação utilizada nos cursos de graduação de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde contrastamos o trabalho do intérprete de Libras nos formatos remoto e presencial. O trabalho foi pautado nos dados construídos por meio do grupo focal e nas leituras de Gondin (2005) e Gatti (2002). A análise dos dados e a categorização foram inspiradas em Bardin (1977). Nas conclusões, com base nas respostas coletadas no grupo focal, foi possível observar que a tecnologia se mostrava presente em todo momento durante a atuação no trabalho remoto, deixando suas marcas nos usuários.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/BdSdmX3TsKKF3Q3X8Xf3SZw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28/11/2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução para o português de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Livraria Martins Fontes. São Paulo: Edição 70, 1977. Disponível em: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf. Acesso em: 15/06/2023.
CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. cap. 4 e 5. 3ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187613/Filosofia%20da%20Tecnologia%20um%20convite%20e-book.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05/02/2023.
DESLANDES, Suely Ferreira, & GOMES, Romeu, & MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa social : teoria, método e criatividade. 26. ed. — Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf. Acesso em: 15/06/2023.
DUARTE, José B. Estudos de caso em educação: Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, núm. 11, p. 113-132. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa, 2008. Disponível em: Acesso em: 22/07/2020
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Série Pesquisa em Educação. Brasília- DF, v. 10, p. 7-41, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2165790/mod_resource/content/1/GATTI%2C%20Bernadete.%20Grupo%20focal%20na%20pesquisa%20em...%20Cap.%20I%20e%20II.pdf . Acesso em: 30/04/2022
GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Secção Teórico/Metodológica. Revista Paidéia. Ribeirão Preto, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/8zzDgMmCBnBJxNvfk7qKQRF/?lang=pt. Acesso em: 07/06/2022.
LODI, A.C.B.; PELUSO, L. Reflexões acerca da presença de intérpretes de língua de sinais nos anos iniciais de escolarização. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso 13 (3) • Sep-Dec. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/gFJjwgZwKsRLtT9Bnj5wmRp/?lang=pt Acesso em: 20/08/2023.
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed. 1997.
SÁ, A. L. de., & NARCISO, A. L. do C., & NARCISO, L. do C. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/844/172. Acesso em: 12/07/2023.
SELWYN, N. Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. p. 1-47. Londres: Bloomsbury, 2011. Traduzido para o português por Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira (PPGE/UNESA), Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 27/02/2023.
SELWYN, N. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais In: Diálogos Sobre A Tecnologia Educacional: Educação Linguística, Mobilidade e Práticas Translingues. Campinas: Pontes, 2017. Traduzido para o português por: Cíntia Regina Lacerda Rabello (UFF), Cláudia Hilsdorf Rocha (Unicamp), Joel Austin Windle (UFF), Michele Salles El Kadri (UEL). Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/5pu3x/download. Acesso em: 20/06/2022