INTEGRAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA TEORIA DA ATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.303Palavras-chave:
Educação, Contemporaneidade, Teoria da atividadeResumo
Este ensaio aborda a relação entre educação e sociedade, destacando a importância da escola como agente de desenvolvimento das funções psíquicas superiores dos estudantes, mediado pela cultura e conhecimentos acumulados ao longo da história. Enfoca-se a necessidade de compreender a escola como um espaço intencional para a formação de indivíduos capazes de agir em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, em meio a desigualdades sociais e econômicas que permeiam o mundo preexistente. Contudo, existe uma contradição entre essa concepção de escola como promotora do desenvolvimento integral e a visão que a considera apenas como preparatória para o mercado de trabalho, submetendo-a à lógica de acumulação mercantil. Nesse contexto, este trabalho se propõe a discutir o conhecimento teórico defendido pela teoria da atividade como objeto de aprendizado, sua articulação com a concepção de escola defendida por essa teoria, e como a educação se relaciona com as atuais políticas públicas de educação no cenário nacional.
Referências
DOS SANTOS, D. M. A. de A. P.; NUNES, H. C. B.; DE SOUZA, M. J.; DA SILVA, L. P. P. Subjetividad y enseñanza en la educación inclusiva desde una comunidad del norte de Brasil. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 2163–2178, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.5-012. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/614
CEDRO, Wellington Lima; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; ROSA, Josélia Euzébio da. A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 427-445, 2010.
KUENZER, A. Z. A relação entre a teoria e a prática em face das mudanças ocorridas no mundo do trabalho. Conferência de abertura do V Seminário Prograd. Temática: Estágio Curriculares: Significado na Educação Profissional, PUC Minas, Belo Horizonte, 3 e 4 de dezembro, 2004b.
MAYORAL, M.R.P. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vasquez. In: Boron. Atílio A.; Amadeo, Javier; González, Sabrina (Orgs.) A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. São Paulo: Expressão popular, 2007.
MOURA, M. O. de; ARAÚJO, E. S.; MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RIBEIRO, F. D. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan/abr. 2010.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, ed. 15, 2003.
RUBTSOV, V. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, C.; BEDNARZ, N.; ULANOVSKAYA, I. (org.). Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas social e construtivista da escola russa e ocidental. Editora Artes Médicas, Porto Alegre, 1996.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999.
VÁZQUEZ, A.D. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.