DIGITAL TECHNOLOGIES AND TEACHER TRAINING

AN ANALYSIS OF THE LULA GOVERNMENT POLICIES (2023-2024)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2681

Keywords:

Teacher training, Digital Information and Communication Technologies, Public Education Policies, National Digital Education Policy, National Strategy for Connected Schools

Abstract

The text is based on the assumption that Brazilian education has become a field of disputes surrounding digital information and communication technologies (DICT) and analyzes recent educational policies that address the issue. This is qualitative research of a theoretical and exploratory nature, of the documentary type, with an emphasis on the direction of teacher training and performance. It is concluded that in the first two years of the Lula III government, there was little definition regarding teacher training for the use of DICT, including for meeting the Digital Education component. That said, it is expected that the study will contribute to the understanding of the dynamics of power and interests in the implementation of DICT and assist in new research on the challenges of teacher training.

Author Biographies

Carla da Conceição Andrade, Instituto Federal de Sergipe

Estudante de Doutorado em Educação pela Universidade Tiradentes e de Graduação em Artes Visuais pela Uniasselvi. Licenciada em História (2008) e Mestre em Educação (2019) pela Universidade Federal de Sergipe. É especialista em Novas Tecnologias Educacionais pela Unit (2015). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Sergipe, tendo atuado como Assessora Pedagógica no Campus Tobias Barreto, entre 2016 e 2017. Atualmente, compõe o corpo técnico da Diretoria de Educação Profissional e Superior, órgão vinculado à Pró-reitoria de Ensino. Atuou como na Coordenadora Pedagógica do Programa EJA Integrada EPT, no Campus Poço Redondo. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/Unit). Integrante do Fórum Permanente da Educação de Jovens e Adultos de Sergipe e do Comitê Estadual de Educação do Campo de Sergipe. Possui experiência nas áreas de Formação de Professores, Currículo e Tecnologias Digitais na Educação.

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentrs

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística ? UFBA. Pós-doutorado em Educação Proped/UERJ - 2017 e pelo PPGE/UFBA 2022-2023. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-SE. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- UNIT. Diretora da Editora Universitária Tiradentes ? EDUNIT. Integrante do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021). Coordenadora Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (2020-2021). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2022-2024). Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Científica, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos temas: Divulgação Científica, Cibercultura, Educação e Comunicação, Cultura e Memória Edição e Produção Científica.

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Published

2025-11-17

How to Cite

Andrade, C. da C., & Porto, C. de M. (2025). DIGITAL TECHNOLOGIES AND TEACHER TRAINING : AN ANALYSIS OF THE LULA GOVERNMENT POLICIES (2023-2024). Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 198–217. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2681

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