Game Minecraft: uma abordagem sociocultural e digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.92

Palavras-chave:

Games, Cultura digital, Ensino-aprendizagem, Educação patrimonial

Resumo

Os jogos eletrônicos podem ser entendidos como elementos socioculturais e digitais. Eles são capazes de proporcionar ensino, aprendizagem e experiência aos sujeitos que os apropriam nos vários espaços de socialização. Tendo como objeto o Game Minecraft, abordamos o desenvolvimento do jogo e da ludicidade como elementos socioculturais e digitais. Discutimos o modo como os jogos digitais podem ser apropriados no processo de ensino e aprendizagem. Enfatizamos, também, o potencial das metodologias ativas e problematizamos a aprendizagem significativa com games nas aulas de História. Concluímos que o uso do jogo digital em uma abordagem multiperspectivada apenas pode ser compreendido na medida em que se leva em conta a Educação Patrimonial e Digital. Esperamos contribuir para os estudos referentes às TDICs e suas aplicações, tanto na formação de docentes e historiadores quanto no ensino de História.

Biografia do Autor

Flávio Barbosa de Albernaz, PPGHispam - Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas

Possui graduação - Licenciatura em Historia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), licenciatura em Pedagogia pela Faculdade São Marcos. Atualmente é professor do Colégio Marista Palmas, cursa pós-graduação em Docência, com ênfase na educação básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Possui experiência nas áreas de História, Ética e Urbanidade e Educação Patrimonial.

Luiz Gustavo Martins da Silva, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto

Historiador, sob o registro profissional 0000191/MG. Mestre e licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorando na área pela mesma instituição. Pesquisador discente do Núcleo de Pesquisas CNPq Impérios e Lugares no Brasil (ILB-UFOP). Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS-UFT). Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO), da Associação Nacional de História (ANPUH-TO) e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). Membro da Equipe Editorial da revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD). Possui experiência na área de História do Brasil imperial, História contemporânea, História política, Paleografia, Ensino de História e Aprendizagem Histórica, com ênfase nos temas do exílio político e migrações, liberalismo, contrarrevolução, miguelismo, tecnologias digitais de informação e comunicação. Autor do livro "Entre penas e impressos: a experiência política de exilados liberais na Europa e no Brasil (1826-1837)". E-mail: luiz.martins@aluno.ufop.edu.br; Website Blog: https://e-migracaopolitica.com; Instagram: @exiliomigracaopolitica

Vinicius Barbosa de Albernaz, Universidade da Beira Interior-UBI

Área de atuação: ciência política, gestão pública, políticas públicas, estudos sobre juventude

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Albernaz, F. B. de, Martins da Silva, L. G., & Albernaz, V. B. de. (2023). Game Minecraft: uma abordagem sociocultural e digital. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 91–109. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.92

Edição

Seção

Artigos