O JOGO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS ABORDAGENS DA TEMÁTICA NO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.940

Palavras-chave:

Jogo, Ciência da Informação, Jogo Digital, BRAPCI

Resumo

Para sistematizar as diversas abordagens possíveis do termo ‘jogo’ no campo da ciência da informação, realizamos um levantamento bibliográfico utilizando a Base de Referência de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), que rendeu 134 resultados. A nossa análise dos resultados revelou que o termo “jogo” é mais comummente utilizado para se referir a atividades recreativas, sejam elas digitais ou não. Conclui-se que os jogos, originalmente conhecidos como Jocus, têm sido estudados na Ciência da Informação desde o final da década de 1990. Contudo, esses estudos foram inspirados por objetivos diferentes e tiveram poucos autores com mais de uma publicação.

Biografia do Autor

Jose Ricardo da Silva Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em interatividade, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos digitais, animes, ludemas, ciência da informação e memes da internet.

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Claudio Paixão Anastácio de Paula possui estágio pós-doutoral no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/RJ), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) - 2021/2023 e atuou como Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, 2020/2022, Graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, mestre em Ciência da Informação pela UFMG e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. É coordenador do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFGM). É pesquisador do GECCI (Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação) e do EPIC (Estudos de Práticas Informacionais e Cultura), ambos vinculados ao PPGCI/UFMG. É também coordenador do curso de especialização em "Gestão da Informação e Pessoas" (GIP) do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) da ECI/UFMG. Membro do CITCEM Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto, Portugal. Possui capítulos de livros e artigos publicados sobre Abordagem Clínica da Informação (ACI), inconsciente, imaginação, informação, imaginário, gestão do conhecimento, pós-modernidade, transhumanismo, psicoterapia, saúde, educação, psicologia administração e psicologia organizacional. Atua na investigação das relações entre a informação enquanto um objeto de estudo interdisciplinar e as ciências que se dedicam a estudá-la; dos processos afetivos e simbólicos que subjazem e influenciam os fenômenos infocomunicacionais; da ampliação do escopo da Ciência da Informação a partir da introdução de pesquisas que incorporem a ação do imaginário e dos conteúdos e reações inconscientes nos processos informacionais, na cognição e na interpretação da realidade de indivíduos e grupos; e de uma crítica da chamada identidade brasileira a partir da sua compreensão como a idealização de uma hiperidentidade baseada em identidades múltiplas violentamente enfeixadas. Inclui, entre suas experiências, atividades junto à ACT. Inc. (Companhia especializada em avaliação e certificação educacional, ocupacional e profissional) no Brasil e em sua sede em Iowa City, EUA. Foi Membro do Comitê Executivo da International Association for Junguian Studies (IAJS).

Eliane Pawlowski Oliveira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Administração, Especialista em Gestão Estratégica da Informação, Mestra e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da mesma Universidade. Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG) em 2022. Coordenadora Adjunta do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG). Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. É Investigadora Colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Universidade do Porto, Portugal e membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). É pesquisadora do grupo de Estudos de Práticas Informacionais e Cultura (EPIC), vinculado ao PPGCI/UFMG. Dedica-se a pesquisas que abordam temas relacionados à Gestão da Informação e Conhecimento, Comportamentos e práticas informacionais, Dimensões simbólicas do uso da informação, Teorias do Imaginário, Informação e comunicação em ambientes digitais, Tomada de decisão e Neurociências aplicada a gestão, Metodologia e divulgação científica.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Silva Neto, J. . R. da, Paula, C. P. A. de, & Araújo, E. P. O. (2024). O JOGO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS ABORDAGENS DA TEMÁTICA NO CAMPO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 189–204. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.940