Fake news: a brief tertiary review through health, deep learning, and emerging perspectives

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.1672

Palavras-chave:

Notícias falsas, Revisão terciária, Saúde, Aprendizado Profundo

Resumo

Contexto: A proliferação de notícias falsas representa uma ameaça social significativa, especialmente em informações de saúde, problema agravado pela pandemia de Covid-19. Técnicas de Aprendizado Profundo (DL) são centrais nos esforços de detecção, com foco crescente em desinformação relacionada à saúde. Objetivo: Este artigo estende o trabalho anterior dos autores, sintetizando estudos secundários (ES) sobre detecção de notícias falsas, focando nos papéis do DL, no domínio da saúde e tendências recentes (2022-2023). Método: Foi realizada uma revisão terciária rápida analisando 15 ES publicados entre 2013 e agosto de 2023, categorizados por ênfase: aplicações de DL, desinformação em saúde ou publicação recente. Resultados: Identificou-se dependência consistente em DL e Processamento de Linguagem Natural para classificação de texto e detecção de mídia fabricada. Estudos em saúde ou tendências recentes abordaram desafios usando conjuntos de dados específicos. Principais desafios incluem câmaras de eco, aplicações interdomínio, necessidade de detecção precoce e ameaças de modelos generativos. Demandas por transparência, mecanismos de bloqueio e Inteligência Artificial Explicável foram destacadas. Conclusão: Esta revisão fornece uma visão sintetizada da pesquisa em detecção de notícias falsas, enfa- tizando interseções com DL e contextos de saúde, confirmando a prevalência de técnicas centrais apesar de metodologias diversas, e apontando desafios que requerem atenção urgente.

Biografia do Autor

Juliana R. S. Gomes, Universidade Federal de Goiás

Mestranda pela Universidade Federal de Goiás (UFG), filiada ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). Meus interesses de pesquisa são obtenção e tradução de corpora ao português, verificação de fake news, sistemas de Question Answering, geração de texto.

Valdemar Vicente Graciano Neto, Universidade Federal de Goiás

Autor do livro "What Every Engineer Should Know About Smart Cities" (Taylor Francis, 2023). Professor Adjunto do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2014 em Goiânia. Coordenador do Curso de Sistemas de Informação do INF-UFG (2021-2023). Doutor por Dupla Titulação, titulado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e em Ciências e Tecnologia da Informação, modalidade Informática, pela Universidade Bretanha Sul, França. Possui mais de 10 anos de experiência na docência, já tendo sido professor efetivo também do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Graduou-se e obteve seu título de Mestre em Ciência da Computação pelo INF-UFG. Ele é também membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFG, sendo orientador de mestrado e doutorado. É Avaliador de Credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) do MEC e foi Parecerista das Análises de Contestação de Projetos da Lei de Informática pelo MCTIC no ano de 2020. O professor possui experiência na organização de eventos nacionais e internacionais, tendo sido coordenador geral do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2015), em Goiânia; o IV Worskhop em Aspectos, Sociais, Humanos e Econômicos em Software (WASHES 2019), o idealizador do Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software (MSSiS, com edições anuais desde 2019) e do International Workshop on Blockchain-based Software Architectures (BlockArch, com edições anuais desde 2020). Valdemar foi o chair do Comitê de Programa do SBSI 2022 e coordenador do Comitê Diretivo do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2023. Foi também membro (2015-2017 e 2021-2023) e coordenador da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CE-SI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no mandato 2018-2019. Prof. Valdemar também é membro do Comitê Editorial da iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) e do Journal of the Brazilian Computer Society. O professor foi palestrante convidado (keynote speaker) no SESoS/WDES@ICSE 2021, o principal workshop de sua área de pesquisa no mundo. O professor possui experiência em Engenharia de Software e Sistemas de Informação, com ênfase em Desenvolvimento e Arquitetura de Software, e conhecimentos específicos em Engenharia de Software Baseada em Modelos, Sistemas-de-Sistemas, Cidades Inteligentes e Engenharia de Software de Sistemas de Informação. Foi membro representante da área de Ciência da Computação no Comitê Assessor de Área (CAA) Formação Geral do Banco Nacional de Itens (BNI) para a realização do ENADE 2020 (executado em 2021) a convite do INEP. É também sócio da Sociedade Brasileira de Computação.

Jacson Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (2021), mestrado em Ciências de Computação pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (2011) e graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é docente no Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos temas de Mineração de Repositórios de Software, aprendizado de máquina, mineração de dados e textos (data and text mining, predictive analytics, data science).

Eliomar Araújo de Lima, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, 2000), mestrado em Gestão de Negócios pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE, 2009) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB, 2015). Atualmente é pesquisador da Universidade de Brasília e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia de Sistemas de Informação, com ênfase em Ontolotria e Orquestração de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, complexidade sistêmica, governança de TI, pensamento sistêmico e gestão estratégica.

Arlindo Rodrigues Galvão Filho, Universidade Federal de Goiás

Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás onde é membro permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. No campo de pesquisa e inovação atua nas áreas de aprendizado de máquina e deep learning, especificamente em Processamento de Linguagem Natural e Processamento de Audio e Voz. Contribuiu com captações de mais de 80 milhões de reais que proporcionam bolsas para os alunos (sete mil reais em média) em projetos de P,D&I com empresas tais como Copel Distribuição, Américas Health Labs, Natura, Moises.AI, Datamétrica, dentre outros. Todos os alunos de pós-graduação possuem bolsas de estudos provenientes de P&D com empresas que proporcionaram prêmios de excelência em pesquisas científicas e também de inovação. É coordenador de internacionalização no Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Goiás (unidade Embrapii), contribuindo para a parceria acadêmica e empresarial em andamento em seis diferentes países. Possui como objetivo principal o desenvolvimento de inovação e geração de valor a partir das teses e dissertações. Como atividade de extensão, é atualmente coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no estado de Goiás para alunos do ensino fundamental e médio. Na robótica é um mantenedor e entusiasta do núcleo de robótica Pequi Mecânico para nível universitário.

Referências

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Publicado

25.09.2025

Como Citar

R. S. Gomes, J., Vicente Graciano Neto, V., Rodrigues Barbosa, J., Araújo de Lima, E., & Rodrigues Galvão Filho, A. (2025). Fake news: a brief tertiary review through health, deep learning, and emerging perspectives. Revista Tecnia, 10(2), 21. https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.1672

Edição

Seção

Dossiê Temático - Tecnologias Habilitadoras para a Indústria 4.0

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