Epistemología cualitativa de González Rey:

una forma diferente de análisis de “datos”

Autores

  • Alciane Barbosa Macedo Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Maria Inês Gandolfo Conceição Departamento de Psicologia Clínica/Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília
  • Albertina Mitjáns Martínez Faculdade de Educação/UnB

Palavras-chave:

análisis de la información, investigación cualitativa, epistemología cualitativa.

Resumo

El objetivo de este artículo es presentar y discutir el proceso de análisis de la información apoyada en la Epistemología Cualitativa de Fernando Luis González Rey, metodología pertinente para el estudio de la subjetividad. Tal perspectiva epistemológica y metodológica de creciente interés científico en América Latina tiene una aplicabilidad particular a los estudios en Psicología. Sus aspectos esenciales son los procesos de comunicación, el reconocimiento de lo singular como legítimo, el análisis de la información con base a un proceso constructivo-interpretativo y el carácter procesual de producción teórica. El proceso de análisis y construcción de la información desde esa perspectiva requiere la producción de sistemas abiertos de indicadores que permiten al investigador desarrollar hipótesis sobre el objeto de estudio que configuran y reconfiguran el modelo teórico en elaboración.

Biografia do Autor

Alciane Barbosa Macedo Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Psicologia, bacharelado, licenciatura e grau de psicólogo (PUC-GO, 2007). Especialista em Psicologia Escolar/Educacional (PUC/GO, 2009). Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania (UAB, UFG, 2012). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB (2011). Doutora em Psicologia Clínica e Cultura (2011-2015). Atualmente é docente do Instituto Federal de Goiás, Campus Aparecida e Gestora do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/IFs). Foi psicóloga no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFG e professora convidada na PUC-GO. Atuou como psicóloga na UnB. Lecionou como professora efetiva na UEG, no IF Goiano e como professora substituta pela Faculdade de Educação na UFG. Além disso, atuou como monitora na área da Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar. Foi estagiária de Psicologia (Social) Comunitária e aluna de iniciação científica. Pesquisadora dos seguintes temas: violência, família, infância, adolescência, Educação, Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia (Social) Comunitária.

Maria Inês Gandolfo Conceição, Departamento de Psicologia Clínica/Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), especialista em Psicologia Hospitalar (CRP), psicodramatista didata supervisora (2010), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), pós- doutora pela Universidade Federal Fluminense (2010/2011), professora visitante na University of Toronto (2012, Estágio Sênior com bolsa CAPES), Pós-Doutora pela University of Toronto - CAMH/CICAD (2014-2015). Professora Associada III do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e atua nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Programa de Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC/IP/UnB). Atua na linha de pesquisa Processos Interacionais no Contexto do Casal, da Família, do Grupo e da Comunidade. Coordenadora do Programa de Estudo e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI/DPCL/IP/UnB) onde atuou como Coordenadora Geral do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas (UnB/SENAD/MEC, 2013-2014). Docente/Pesquisadora do Projeto Pró-Ensino na Saúde /Fortalecimento do Ensino na Saúde no Contexto do SUS: uma Proposta Interdisciplinar da Universidade de Brasília na Região Centro-Oeste. Docente e pesquisadora do Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção a Usuários de Crack e Outras Drogas na Paraíba (IFPB/SENAD). Coordenadora do grupo de pesquisa Programa de Estudo e Atenção às Dependências Químicas do Diretório dos Grupos de Pesquisas do Brasil (CNPq), membro pesquisador dos grupos de pesquisa NUPEVS e Socius do Diretório dos Grupos de Pesquisas do Brasil (CNPq) e da equipe de pesquisadores do Projeto de Pesquisa Adolescência, Violência e Traumatismo: Dimensões Psíquicas e Relacionais (UnB/CNPq).Foi Primeira Secretária da 1a. Diretoria da ABECIP - Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (2006-2008) e Primeira Tesoureira da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - ABRAMD (2013-2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde, Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: drogadição, adolescentes em conflito com a lei, violência, métodos qualitativos em pesquisa, inclusão social, psicodrama e sociodrama, fatores de risco, saúde e reabilitação.

Albertina Mitjáns Martínez, Faculdade de Educação/UnB

Possui graduação em Psicologia - Universidad de La Havana (1971), doutorado em Ciencias Psicologicas - Universidad de La Havana (1993) e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri ( 2007) . Professora aposentada da Universidade de Brasilia atualmente é pesquisadora colaboradora dessa Universidade e professora colaboradora da Especialização em Psicopedagogía Clinica da Universidade de Buenos Aires . Tem experiência e inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação na perspectiva histórico-cultural , com ênfase em Criatividade e Inovação e Psicologia Escolar, especialmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, subjetividade, aprendizagem e educação inclusiva.

Referências

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Publicado

30.06.2016

Como Citar

Barbosa Macedo Pereira, A., Gandolfo Conceição, M. I., & Mitjáns Martínez, A. (2016). Epistemología cualitativa de González Rey:: una forma diferente de análisis de “datos”. Revista Tecnia, 1(1), 17–32. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/379

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes

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