Reflexões sobre a formação de professores para o enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças

Autores

  • Alciane Barbosa Macedo Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Maria Inês Gandolfo Conceição Universidade de Brasília (UnB)
  • Lívia Freitas Fonseca Borges Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Violência intrafamiliar, Formação de professores, Infância

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver uma reflexão sobre a formação docente para o enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças. Vale frisar que os docentes são pessoas importantes no enfrentamento da violência intrafamiliar, no desvelamento, na mudança e na desnaturalização dos conceitos de infância, violência e família. Constata-se em pesquisas sobre o tema que a participação dos professores deve ser norteada pela reflexão profunda sobre seu papel na identificação das contradições presentes nos fenômenos sociais. Alerta-se, no entanto, para o risco de localizar exclusivamente na escola e na família as determinações da violência e não levar em conta as relações macrossociais envolvidas. Considera-se, assim, que o enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças pode ser inserido na formação de professores, tanto na inicial como na continuada, de forma a constituir uma questão relevante na discussão da identidade e da função docente.

Biografia do Autor

Alciane Barbosa Macedo Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Graduação em Psicologia, bacharelado, licenciatura e grau de psicólogo (PUC-GO, 2007). Especialista em Psicologia Escolar/Educacional (PUC/GO, 2009). Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania (UAB, UFG, 2012). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB (2011). Doutora em Psicologia Clínica e Cultura (2011-2015). Atualmente é docente do Instituto Federal de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia. Foi gestora do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/IF Goiano/Goiás). Foi psicóloga no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFG e professora convidada na PUC-GO. Atuou como psicóloga na UnB. Lecionou como professora efetiva na UEG, no IF Goiano e como professora substituta pela Faculdade de Educação na UFG. Além disso, atuou como monitora na área da Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar. Foi estagiária de Psicologia (Social) Comunitária e aluna de iniciação científica. Pesquisadora dos seguintes temas: violência, família, infância, adolescência, Educação, Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia (Social) Comunitária.

Maria Inês Gandolfo Conceição, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), especialista em Psicologia Hospitalar (CRP), psicodramatista didata supervisora (2010), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), pós-doutora pela Universidade Federal Fluminense (2010/2011), professora visitante na University of Toronto, Canadá (2012, Estágio Sênior com bolsa CAPES), Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (2013), Pós-Doutora pela University of Toronto - CAMH/CICAD (2014-2015), Professora Visitante na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (Moçambique) em 2015 e 2016 (bolsa AULP CAPES), Professora Visitante na King's College London (2022 - bolsa CAPES PrInt). Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e atua nos cursos de graduação e pós-graduação. É Diretora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2020-2024), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC/IP/UnB, 2015-2019). É coordenadora do Programa de Estudo e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI/DPCL/IP/UnB) onde atuou como uma das idealizadoras do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas e atuou na coordenação das suas sete edições (UnB/SENAD/MEC, 2004-2019). Coordenadora no Brasil do grupo de pesquisa de cooperação internacional Brasil-Canadá (2017-2020) intitulada "Pesquisa qualitativa em Saúde Brasil-Canadá: Excelência para a formação de pesquisadores" (CAPES/DFATD, 2017). É membro pesquisador dos grupos do Diretório dos Grupos de Pesquisas do Brasil (CNPq): 1) NUPEVS; 2) Socius e 3) Diálogos em Sociologia Clínica. Foi editora da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (2005-2007 e 2013-2015) e da revista Educação Profissional: Ciência e Tecnologia (SENAC, 2007). Foi Primeira Secretária da 1a. Diretoria da ABECIPsi - Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (2006-2008), Primeira Tesoureira da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - ABRAMD (2013-2015), segunda tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde - BRAPEP (2016). É membro diretora da International Association for Psychotherapy and Group Processes (IAGP 2022-2025). Membro do grupo fundador da DIPEx Brasil (Saúde e Cuidado), criado em 2019. Atua na linha de pesquisa Processos Interacionais no Contexto do Casal, da Família, do Grupo e da Comunidade. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Saúde, Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: drogadição, adolescentes em conflito com a lei, métodos qualitativos em pesquisa, narrativas em saúde, violência, inclusão social, psicodrama e sociodrama, prevenção e promoção à saúde e reabilitação.

Lívia Freitas Fonseca Borges, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Pedagogia e História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Ex-Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas. Tem experiência na área de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de profissionais da educação, pedagogia e educação superior.

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Publicado

29.12.2017

Como Citar

Barbosa Macedo Pereira, A., Inês Gandolfo Conceição, M., & Freitas Fonseca Borges, L. (2017). Reflexões sobre a formação de professores para o enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças. Revista Tecnia, 2(2), 63–83. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/895

Edição

Seção

Educação e Ensino