Ensino de solos nos cursos de graduação em ciências ambientais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.958

Palavras-chave:

projeto pedagógico de curso, bioma, pedologia, graduação

Resumo

As ciências ambientais possuem caráter multidisciplinar que busca aglutinar demais disciplinas a fim de se obter uma visão sistêmica dos problemas ambientais. Dentro dessa multidisciplinaridade que caracteriza a formação do profissional Cientista Ambiental, o ensino de solo se faz de extrema relevância, já que este é um componente de grande importância para os serviços ecossistêmicos. Objetivou-se analisar o ensino de solos nos cursos de Graduação em Ciências Ambientais do Brasil, contemplando o detalhamento das disciplinas obrigatórias e optativas/eletivas dentro das matrizes curriculares visando apontar informações que caracterizem a forma de abordagem do ensino de solos e como ocorre esse processo na formação de um profissional Cientista Ambiental. Para a análise dos dados, utilizou-se os Planos Pedagógicos de Curso de 11 das 12 instituições que ofertam o curso de Ciências Ambientais no Brasil. Os resultados apontaram que, ainda que se espere uma abordagem multidisciplinar, na prática disciplinas relacionadas a solos são escassas nas matrizes curriculares e em alguns casos inexistentes. Isso se dá por fatores como a localidade do curso, seja em termos de bioma brasileiro ou por influência da unidade/departamento em que o curso está inserido. Outro resultado demonstra que o problema está relacionado à falta de homogeneidade de disciplinas comuns básicas na matriz curricular desses cursos. Sugere-se aos coordenadores desses cursos o diálogo para que se busque uniformidade e reformulação dos Planos Pedagógicos de Curso. A segunda recomendação envolve a cobrança dessas reformulações por parte dos discentes e, principalmente dos egressos cientistas ambientais.

Biografia do Autor

Luiz Humberto de Oliveira Leite , UFG

Graduado em Ciências Ambientais. Foi estagiário em Geoprocessamento aplicado a Análise Ambiental no LAPIG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) da UFG e na Gerência de Cartografia e Geoprocessamento do IMB - Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos / SEGPLAN. Foi diretor de Marketing e presidente da GAIA Consultoria Ambiental Jr., empresa de consultoria dos cursos de Ciências Ambientais e Geografia da Universidade Federal de Goiás.

Rherison Tyrone Silva Almeida, UFG

Professor do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Cientista Ambiental pela UFG (2013), Mestre em Agronomia (2015) e Doutor em Agronomia (Solo e Água) pela UFG (2018). Atua nas disciplinas de Recursos Naturais e Análise Ambiental (Geologia e Práticas de Campo) e Geomática (Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto). Atua em Projetos de Pesquisa e Extensão da UFG. Coordenador do bacharelado em Ciências Ambientais (2024-2025). Coordenou a equipe de base de dados para o mapeamento da Covid-19 em Goiânia na Plataforma Covidgoias.ufg.br. Organizador e instrutor de cursos de curta duração na área de geotecnologias no Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig Geocursos).

Andrelisa Santos de Jesus, UFG

Mãe do Hugo nascido em 2021. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Física atuando, principalmente, com análise da paisagem e erosão linear sob a perspectiva da multidisciplinaridade. Se dedica ao estudo geotécnico e pedológico dos solos tropicais e ao estudo da percepção de solos e técnicas e praticas didático pedagógicas de ensino de Geografia Física e Ciência do Solo. Também investiga o solo como elemento artístico e poético e formas de sensibilização para conservação dos solos por meio da arte. É coordenadora do projeto de educação e divulgação científica Multiplicando SaberesSobreSolos e do projeto de divulgação científica e arte com solos Matizes da terra: o solo sob nossos pés. Coordenou equipe vencedora, na categoria social, da 6 Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG em 2019 com o projeto "Matiz: colorindo vidas com tintas de solo" e em 2018 esteve entre os 3 finalistas do prêmio CREA-GO de meio ambiente na categoria "Sociedade e Sustentabilidade".Membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

19.12.2024

Como Citar

De Oliveira Leite, L. H., Silva Almeida, R. T., & SANTOS DE JESUS, A. (2024). Ensino de solos nos cursos de graduação em ciências ambientais do Brasil. Revista Tecnia, 9(1), 16. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.958

Edição

Seção

Educação e Ensino

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