Análise da interação solo-estrutura de uma residência unifamiliar assentada em diferentes maciços de solos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.49

Palavras-chave:

Interação solo-estrutura, Sapatas isoladas, Solos, Recalque, Goiânia

Resumo

A Interação Solo-Estrutura (ISE) trata da relação de interdependência entre a superestrutura, a fundação e o maciço de solos. No ofício da Engenharia Civil, a interação entre os projetistas de estruturas e de fundações ainda ocorre de forma mínima, o que não permite a melhor convergência de resultados, sendo predominante a consideração de apoios rígidos por parte do projetista de estruturas e a desconsideração da real rigidez da edificação por parte do projetista de fundações. No contexto das residências populares na região metropolitana de Goiânia, ao longo de sua história, a cidade apresentou um grande crescimento populacional, atrelado sempre a um déficit habitacional, o que demonstra a importância das residências populares na região. Nesse contexto, o presente trabalho realizou a consideração da ISE ao desenvolvimento de um projeto residencial unifamiliar em concreto armado sobre fundação do tipo sapata isolada, realizando considerações quanto a diferentes maciços de solos. Foi observado a redistribuição dos esforços nos pilares, dos centrais para os periféricos, porém de forma sutil devido à baixa carga da edificação e da sua tipologia sem simetria perfeita. Para os solos com boa capacidade de carga (A e B) houve economia no consumo de concreto e forma, enquanto que para o solo C, com baixa capacidade de carga, houve aumento na dimensão das sapatas de fundação, acarretando em um maior consumo de concreto e forma, não apresentando economia, porém a favor da segurança, que é o aspecto maior importante.

Biografia do Autor

Iury Costa Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Aparecida de Goiânia. Foi monitor voluntário das disciplinas de Introdução à Engenharia e Física 1, durante o primeiro e segundo semestre de 2018, no IFG. Foi bolsista de Iniciação Científica com título "Ciência de dados aplicada à avaliação de uma rede de Normas Técnicas de Engenharia Civil", sob orientação do Professor Dr. Diogo Gonçalves Dias e coorientação do Professor Dr. Arlam Carneiro Silva Júnior. Participou também do Projeto de Pesquisa intitulado "Programação computacional como ferramenta de análise em disciplinas do curso de Engenharia Civil", também sob orientação do Professor Dr. Arlam Carneiro Silva Júnior. Atualmente é projetista estrutural na Fórmula Engenharia Estrutural, desenvolvendo principalmente projetos em estruturas de concreto pré-moldado. Possui interesses em: Estruturas, Geotecnia e Ciência de Dados na Engenharia Civil.

Arlam Carneiro Silva Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Arlam C. Silva Júnior possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2008) e mestrado em Geotecnia pela mesma instituição. Concluiu, em 2015, o doutorado em Geotecnia na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Goiás onde atua na área de Geotecnia ministrando aulas e desenvolvendo projetos de pesquisa, e membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos. Os seus principais temas de pesquisa são: solo tropical não-saturado, interação solo-atmosfera e abordagem probabilística aplicada à avaliação de obras geotécnicas. No IFG também atua como professor das disciplinas de Mecânica dos Solos e Obras de Terra.

Downloads

Publicado

01.03.2024

Como Citar

Costa Barros, I., & Carneiro Silva Junior, A. (2024). Análise da interação solo-estrutura de uma residência unifamiliar assentada em diferentes maciços de solos. Revista Tecnia, 8(2). https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.49

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Categorias