ENTRE ESTUDANTES E DOCENTES

O USO DO CHATGPT NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA UNIVERSIDADE DEGLI STUDI DI PERUGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2105

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Educação

Resumo

A pesquisa explora o impacto da inteligência artificial, em especial do ChatGPT, no contexto educacional. Na Universidade degli Studi di Perugia, o ChatGPT tem sido utilizado para melhorar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, ao mesmo tempo que levanta preocupações éticas. Os resultados mostram que os estudantes o usam moderadamente para fins educacionais, com muitos ajustes das respostas geradas pela IA. Evidenciando que, apesar da inovação tecnológica, a orientação humana é essencial no processo educativo. O uso limitado da IA para o estudo de gramática reforça o papel dos professores na transmissão de conhecimentos linguísticos e culturais. A pesquisa, de abordagem quantitativa, mostra que os alunos valorizam a interação direta com os professores. Em suma, a integração crítica do ChatGPT pode personalizar e potencializar o aprendizado, mas requer um equilíbrio com métodos tradicionais e a mediação humana para uma educação eficaz.

Biografia do Autor

Melissa Bertolini Rodrigues, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Italianística pela Rutgers University (EUA). Graduada em Letras Italiano Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Desenvolveu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de História da Língua Italiana, com o tema: Monelli Um lexicólogo amador, linguista empírico, de gosto neopurista. É Mestre em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (2023). Possui especialização em Logística e Supply Chain pela Fundação Getulio Vargas FGV (2022), formação em Artes Visuais com habilitação em Multimídia pela Escola Panamericana de Arte (2008), e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1998). Atua na intersecção entre linguagem, cultura e tecnologia, com interesse em estudos linguísticos, tradução, políticas linguísticas, artes visuais e ensino de italiano como língua estrangeira.

Paula Caldas Brognoli, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Sou doutoranda em Administração de Empresas, com ênfase em Estudos Organizacionais, pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/PPGTE, 2023), onde também conclui a graduação em Administração (2022). Durante a graduação, em 2018, recebi uma bolsa parcial para o programa The Applied Language Institute (Intensive English Program) da University of Missouri Kansas City (UMKC).Ao longo da minha trajetória acadêmica, fui bolsista de iniciação científica pela UTFPR, com fomento da própria instituição e da Fundação Araucária, além de ter recebido bolsas da CAPES no mestrado e no doutorado. Atuei como professora mentora no curso de Administração do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e como assistente de projeto no Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER).Atualmente, realizo doutorado sanduíche na Universidad Técnica Federico Santa María, em Santiago, Chile, com bolsa do CNPq, e sou professora visitante na Universidad Diego Portales (UDP), atuando no curso de Ingeniería Comercial e no Magíster en Dirección de Personas y Organizaciones (MDPO).

Referências

ADAMS, F. W., & NUNES, S. M. T. (2023). A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química. Revista Tecnologia e Sociedade, 19(55), 41-57. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186 Acesso em: Junho,2024.

ADESHOLA, Ibrahim; ADEPOJU, Adeola Praise. The opportunities and challenges of ChatGPT in education. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/373668841_The_opportunities_and_challenges_of_ChatGPT_in_education Acesso em: Junho, 2024.

ATHANASSOPOULOS, Stavros et al. The use of ChatGPT as a learning tool to improve foreign language writing in a multilingual and multicultural classroom. Advances in Mobile Learning Educational Research, v. 3, n. 2, p. 818-824, 2023. Disponível em: https://www.syncsci.com/journal/AMLER/article/view/AMLER.2023.02.009. Acesso em: Maio, 2024.

ALENCAR, L. M. Ciência e Tecnologia na Sociedade: desafios e perspectivas educacionais. Editora UFMG, 2021.

ALI, Jamal Kaid Mohammed et al. Impact of ChatGPT on learning motivation: teachers and students' voices. Journal of English Studies in Arabia Felix, v. 2, n. 1, p. 41-49, 2023. Disponível em: https://journals.arafa.org/index.php/jesaf/article/view/51. Acesso em: Junho, 2024.

ASSUNÇÃO, J. P. P., Terra, V. R., & Ujiie, N. T. (2024). Educação CTS/CTSA e Formação Continuada de Professores da Educação Infantil: O que apontam as Pesquisas?. Debates em Educação, 16(38), e18253-e18253. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18253 Acesso em: Dezembro, 2024.

BAZILIO, J. E. Letramento digital e alfabetização científica: bases para a educação cidadã. Editora Fiocruz, 2021.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V.; LINSINGEN, I. V.. Educação Tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016.

BISWAS, Som S. Role of chat gpt in public health. Annals of biomedical engineering, v. 51, n. 5, p. 868-869, 2023.Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03172-7. Acesso em: Maio, 2024.

CANDITO, Vanessa, et al. A prática educativa e sua relação com a abordagem CTS e os pressupostos freireanos. Research, Society and Development, 2020, vol. 9, no 9, p. e473997532-e473997532. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7532 Acesso em: Abril, 2024.

CARVALHO, Pedro Eduardo Andrade. Explorando os potenciais e enfrentando os desafios para o uso do chatgpt em sala de aula: desafios históricos e pedagógicos. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, v. 1, n. 02, p. 210-226, 2023.Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/246. Acesso em: Junho, 2024.

CHAUDHRY, Iffat Sabir et al. Time to revisit existing student’s performance evaluation approach in higher education sector in a new era of ChatGPT—a case study. Cogent Education, v. 10, n. 1, p. 2210461, 2023.Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2023.2210461. Acesso em: Abril, 2024.

DA SILVA, Carolinne Porto; VIVIANI, Luciana Maria. Formação de professores e estágio obrigatório: discursos que (re) constroem identidades docentes. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 17, n. 1, 2024.Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16633. Acesso em: Maio, 2024.

DA SILVA MANGUEIRA, Rômulo Tonyathy; DA SILVA, Alcina Maria Testa Braz; CHRISPINO, Alvaro. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2021, vol. 12, no 36. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5088 Acesso em: Junho, 2024.

FEENBERG, A. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: Oxford University Press, 2002. (Ed. revisada de Critical theory of technology, 1991).

FEENBERG, A. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade. Tradução: E.Beira, C. Cruz e R. Neder. Vila Nova de Gaia: Inovatec, 2019a (2010).

FEENBERG, A. Tecnossistema: a vida social da razão. Tradução: E. Beira e C. Cruz. Vila Nova de Gaia: Inovatec, 2019b (2017).

FERNANDES, Roseane Freitas; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Educação CTS na formação inicial de professores e professoras de química: o que enfatizam teses e dissertações brasileiras? STS Education in the initial training of Chemistry teachers: what do Brazilian theses and dissertations emphasize?. Revista Cocar, 2024, vol. 20, no 38. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8233 Acesso em: Agosto, 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2022.

FULLAN, Michael et al. Artificial intelligence and school leadership: challenges, opportunities and implications. School Leadership & Management, p. 1-8, 2023.Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13632434.2023.2246856 Acesso em: Março, 2024.

GILL, Sukhpal Singh; KAUR, Rupinder. ChatGPT: Vision and challenges. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, v. 3, p. 262-271, 2023.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667345223000317 Acesso em: Maio, 2024.

GUTIÉRREZ-CANEDA, Beatriz; VÁZQUEZ-HERRERO, Jorge; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé. AI application in journalism: ChatGPT and the uses and risks of an emergent technology. Profesional de la Información, v. 32, n. 5, 2023.Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/87416. Acesso em: Junho,2024.

JUNIOR, Marcos Antonio Ramos Pinto. A aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira através do uso da inteligência artificial: análise da usabilidade do chatgpt. Revista Contemporânea, v. 4, n. 6, p. e4446-e4446, 2024.Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/4446. Acesso em: Abril, 2024.

HUI, Y. Tecnodiversidade. Traduzido por Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

KALLA, Dinesh et al. Study and analysis of chat GPT and its impact on different fields of study. International journal of innovative science and research technology, v. 8, n. 3, 2023. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4402499 Acesso em Julho, 2024.

LACERDA, G. A.; STRIEDER, R. Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na escola: desafios e possibilidades. Ciência & Educação, v. 25, n. 3, p. 583-600, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11015 Acesso em: Maio, 2024.

MACHADO, Adriano Silveira; ALMEIDA, Maria Mozarina Bezerra; SILVA, Maria Goretti Vasconcelos. Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 17, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164 Acesso em: Junho, 2024.

MACEDO, André Luan Nunes; HERMETO, Miriam. GPT'O PROFESSOR DE HISTÓRIA':: desenvolvimento metodológico e impactos no ensino de História no Brasil. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, 2025, vol. 1, no 7, p. 138-154. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2186 Acesso: Junho, 2024.

MENDES, Alex Antunes; MÜLLER, Maykon Gonçalves; MARQUES, Nelson Luiz Reyes. Estado do conhecimento sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores de Ciências: uma análise crítica. Revista Educar Mais, 2024, vol. 8, p. 38-51. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3671 Acesso em: Maio, 2024.

MOQBEL, Marwan Saeed Saif; AL-KADI, Abdu M. Talib. Foreign language learning assessment in the age of ChatGPT: A theoretical account. Journal of English Studies in Arabia Felix, v. 2, n. 1, p. 71-84, 2023. Disponível em: https://journals.arafa.org/index.php/jesaf/article/view/62 Acesso em: Maio, 2024.

KASNECI, Enkelejda et al. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and individual differences, v. 103, p. 102274, 2023. Disponível em: https://opus.bibliothek.uni-augsburg.de/opus4/frontdoor/deliver/index/docId/109030/file/109030.pdf Acesso em: Abril,2024.

PEPPOLONI, Diana. Per una didattica digitale delle lingue. 2019.

PINCH, T.; BIJKER, W. “The Social Construction of Facts and Artifacts: or How the Sociology of Science and the Sociology of Technology Might Benefit Each Other.” In: PINCH, T.; HUGHES, T.; BIJKER, W. The Social Construction of Technological Systems. Cambridge, MA: MIT Press. 1989

RAHIMI, Amir Reza; MOSALLI, Zahra. Language learners’ surface, deep, and organizing approaches to ChatGPT-assisted language learning: What contextual, individual, and ChatGPT-related factors contribute?. Smart Learning Environments, 2025, vol. 12, no 1, p. 1-24. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s40561-025-00368-3 Acesso: Junho, 2025.

ROSA, H. Accélération. Une critique sociale du temps. Lectures, les livres, 2010.

ROSA, H. Alienación y aceleración. Buenos Aires: Katz. 2016.

ROSA, H. Aceleração e alienação: ensaios sobre o tempo histórico na modernidade tardia. Editora Unesp, 2020.

ROSA, M. P.; STRIEDER, R. Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade: contribuições para a formação cidadã. Editora UFPE, 2021.

SANTOS, A. L. et al. Ensino de Ciências: múltiplas abordagens em educação científica. Editora Artmed, 2021.

SANTOS, Diego Marlon. Ciência, tecnologia e sociedade: o movimento CTS na educação científica. EDUCERE-Revista da Educação da UNIPAR, 2023, vol. 23, no 3, p. 1259-1286.Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10651 Acesso em: Maio, 2024.

TRAM, Nguyen Hoang Mai; NGUYEN, Tin Trung; TRAN, Cong Duc. ChatGPT as a tool for self-learning English among EFL learners: A multi-methods study. System, 2024, p. 103528.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0346251X24003105?casa_token=XHg3yF3THGcAAAAA:CFQhCvGlaDGLH6Lpn6MvHz_G16CPP1n36H-BynLx1JCrjN46oSnYP0XTcz5oEdIIV35dCfNWwWVn Acesso em: Abril, 2024.

QADIR, Junaid. Engineering education in the era of ChatGPT: Promise and pitfalls of generative AI for education. In: 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 2023. p. 1-9. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10125121?casa_token=x44AQecemtIAAAAA:TOaRHMFReoHDD4WxhBMIVABsr5T2VbEo7w6EvTyxEU3KogJCFrnDZLQ4Jj3g8P5WCBiNqdwf54eHrw Acesso em: Março, 2024.

TIMPONE, Rich; GUIDI, Michel. Explorando a mudança de cenário da IA. Da IA Analítica a IA Generativa. São Paulo: Ipsos Knowledge Centre, 2023.Disponível em: https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/publication/documents/2023-05/PORTUGUESE_20230403-GenerativeAI_POV_v3.pdf Acesso em: Março, 2024.

TOPSAKAL, Oguzhan; TOPSAKAL, Elif. Framework for a foreign language teaching software for children utilizing AR, voicebots and ChatGPT (large language models). The Journal of Cognitive Systems, v. 7, n. 2, p. 33-38, 2022. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/jcs/issue/74417/1227392 Acesso em: Abril, 2024.

SHIDIQ, Muhammad. The use of artificial intelligence-based chat-gpt and its challenges for the world of education; from the viewpoint of the development of creative writing skills. In: Proceeding of international conference on education, society and humanity. 2023. p. 353-357. Disponível em: https://ejournal.unuja.ac.id/index.php/icesh/article/view/5614 Acesso em: Junho, 2024.

VIECHENESKI, J. et al. Educação CTS: práticas educativas para o desenvolvimento do pensamento crítico. Editora Vozes, 2020.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Rodrigues, M. B., & Brognoli, P. C. (2025). ENTRE ESTUDANTES E DOCENTES: O USO DO CHATGPT NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA UNIVERSIDADE DEGLI STUDI DI PERUGIA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 292–315. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2105

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.