EXPLORANDO OS POTENCIAIS E ENFRENTANDO OS DESAFIOS PARA O USO DO CHATGPT EM SALA DE AULA: DESAFIOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.246

Palavras-chave:

Ensino de História, Inteligência Artificial, História do Brasil

Resumo

No presente artigo, avalia as potencialidades do uso da plataforma ChatGPT para o ensino de história nas turmas dos ensinos fundamental em médio no Brasil. Para alguns, a plataforma ameaça o atual modelo de ensino frente a frente entre professores e alunos uma vez que entrega aos educandos um modelo de bate-papo digital que responde perguntas de variados temas, incluindo, aqueles discutidos em sala de aula. Os mais realistas veem que a plataforma, de fato, não constitui em ameaça para os professores, mas em alternativa didático-pedagógica a fim de retomar a atenção dos alunos, hoje, dispersa nos smartphones. Neste sentido, proponho algumas formas para a utilização da plataforma, tanto na elaboração das aulas quanto nas atividades dentro de sala e para sugerir possíveis dinâmicas com os alunos.

Biografia do Autor

Pedro Eduardo Andrade Carvalho, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Muciri (UFVJM)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009), mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2021). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Tem experiência na área de História, com ênfase em Arquivística, atuando principalmente nos seguintes temas: brasil imperial, ortografia imperial, arquivística, minas gerais século xix e circulação de idéias

Referências

BRITO, Karina Oliveira; RODRIGUES JÚNIOR, Osvaldo. a cruzada “alternativa” da Brasil Paralelo: a história como instrumento da guerra cultural. Saeculum - Revista de História. v. 26 n. 45 (jul./dez.) (2021): Dossiê - A escrita da história em disputa: os desafios do tempo presente para a prática da pesquisa e do ensino em História. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/60386> acessado: 21. ago. 23.

CARADOSO, Ciro Flamarion S.; BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os métodos da história: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. Ed.: 6. Trad.: João Maia. São Paulo – SP: Graal, 2007.

FICHTE, Johann Gottlieb. Por uma universidade orgânica: plano dedutivo de uma instituição de ensino superior a ser edificada em Berlim, que esteja estreitamente associada a uma Academia de Ciências. Org.: João Cezar de Castro Rocha, Johannes Kretschmer; Trad.: Jhonnes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

KENSKI, Vani Moreira. “Interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias”. In.: ______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4.ed. cap. 8. Campinas: Editora Papirus, 2003.

NICOLAZZI, Fernando. O Brasil Paralelo entre o passado histórico e a picanha de papelão. Sul21, 7 abr. 2019 às 12:22. Disponível em https://sul21.com.br/opiniao/2019/04/2019-o-brasil-paralelo-entre-o-passado-historico-e-a-picanha-de-papelao-por-fernando-nicolazzi/. Acesso em 01 jun. 2023.

ROCHA, João César de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Caminhos, 2021.

VIDE, Sebastião Monteiro da. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia / feita e ordenada pelo ilustríssimo e reverendíssimo D. Sebastião Monteiro da Vide. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2007.

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

Carvalho, P. E. A. (2023). EXPLORANDO OS POTENCIAIS E ENFRENTANDO OS DESAFIOS PARA O USO DO CHATGPT EM SALA DE AULA: DESAFIOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 210–226. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.246

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.