EU, EDUCADORA

REFLEXÕES SOBRE O AVANÇO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2253

Palavras-chave:

Educação, Inteligência Artificial, Escola

Resumo

Este artigo de opinião tem o objetivo de refletir sobre os desafios enfrentados por uma educadora em meio ao avanço da IA na educação, explorando sentimentos de obsolescência e ao mesmo tempo reafirmando a importância do papel humano no processo de ensino e aprendizagem. A escrita combina vulnerabilidade e resiliência, convidando o leitor a refletir sobre o futuro da educação e o lugar dos professores nesse cenário. O artigo explora as possibilidades de humanização da escola pública por meio da IA, defendendo uma visão otimista e ética do uso da tecnologia na educação. O artigo baseia-se em uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise crítico-reflexiva de publicações acadêmicas, notícias recentes sobre o uso de Inteligência Artificial na educação. Foram selecionadas fontes que contemplam perspectivas nacionais e internacionais, priorizando textos publicados nos últimos cinco anos, a fim de garantir atualidade e relevância. Além da revisão bibliográfica, a argumentação foi construída a partir de comparações entre diferentes experiências de implementação de IA em contextos educacionais, com atenção especial a aspectos éticos, pedagógicos e de equidade. A metodologia adota, portanto, um caráter ensaístico, no qual a seleção e interpretação das evidências se articulam à experiência e ao posicionamento crítico da autora, de forma a sustentar opiniões fundamentadas e promover o debate público.

Biografia do Autor

Andréa Aparecida Rodrigues, SEEDF

Possui graduação em Pedagogia - Uniceub (2000), especialização em Psicopedagogia - UFRJ (2002). Graduada em Direito - Uniceub (2012) especialização em Direito Público - Processus (2014), além de várias formações pela EAPE (Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal). Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (2024) sob a orientação do prof. Dr. Pedro Demo. É servidora pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 2008 como orientadora educacional.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Editora Unesp, 1995.

BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

COSTA, Marcos. Educação, Tecnologias e Desigualdades Sociais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2020.

DEIMANN, Markus. Digitalization and Education: Key Issues and Debates. Berlin: Springer, 2018.

DEMO, Pedro. Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Atividades-de-Aprendizagem-Pedro-Demo.pdf. Acesso em: 10 ago. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HAN, B. C. Capitalismo e Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Editora Loyola, 1992.

HOLMES, W., Bialik, M., & Fadel, C. Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019.

LESSA, Sérgio. Capital e estado de bem-estar: o caráter de classe das políticas públicas. São Paulo : Instituto Lukács, 2013.

LUCKIN, Rose. The implications of Artificial Intelligence for teachers and schooling. Occasional Paper – Education for a Changing World Project, NSW. Department of Education, 08 nov. 2017. Disponível em: https://knowledgeillusion.blog/2017/11/08/education-for-a-changing-world-the-implications-of-ai-for-education/. Acesso em: 10 ago. 2025.

NOBLE, S. U. Algorithms of Oppression: How Search Engines Reinforce Racism. New York: NYU Press, 2018.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Cortez Editora, 2000.

MOROSOV, E. Digital feudalism and the critique of capitalism. New Left Review, 2020.

SAVIANI, Dermeval. A Educação no Brasil: História e Crítica. Campinas: Autores Associados, 2011.

SELWYN, N. Should Robots Replace Teachers? AI and the Future of Education. Cambridge: Polity Press, 2020.

TURKLE, Sherry. Reclaiming Conversation: The Power of Talk in a Digital Age. Penguin Press, 2015.

WILLIAMSON, Ben. Big Data in Education: The Digital Future of Learning, Policy and Practice. Sage Publications, 2017.

VAROUFAKIS, Y. O Minotauro Global: América, Europa e o Futuro da Economia Global. São Paulo: Editora Autonomia Literária, 2021.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press, 1978.

UNESCO. AI and Education: Guidance for Policy-Makers. Paris: UNESCO Publishing, 2021.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: O poder das novas tecnologias e o fim da privacidade. Zahar, 2019.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Rodrigues, A. A. (2025). EU, EDUCADORA: REFLEXÕES SOBRE O AVANÇO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 42–53. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2253

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.