IMPACTO SOCIAL E CULTURAL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES PSICOLÓGICAS SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS YOUTUBERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.937

Palavras-chave:

Tecnologia, Impacto social, Psicologia, Identidade on-line, Influenciadores digitais

Resumo

Este estudo analisou, a partir das verbalizações de youtubers, suas percepções quanto seu ofício como influenciadores digitais, seu desempenho e interação com seguidores, e o impacto social de seus perfis virtuais. Foram entrevistados seis youtubers, abordando questões sobre subjetividade, o trabalho na plataforma YouTube, entre outros. Discutiram-se as respostas referentes à identidade on-line, seu processo de constituição e a participação do público na sua formação; as interações dos influenciadores digitais com seus inscritos; a responsabilidade e o compromisso social neste exercício; e os impactos pessoais e psicológicos das reações e cobranças dos espectadores. Ressalta-se a importância de mais estudos sobre os influenciadores digitais, os impactos sociais e psicológicos.

Biografia do Autor

Rodolfo Cescon Niederauer, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Psicólogo Doutorando do Curso de Pós Graduação - Doutorado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre Profissional em Psicologia pela UCS (2022). Pós-Graduado em Psicologia da Criança e do Adolescente pela UNISINOS (2015). Possui graduação em Psicologia pela UCS (2013). Trabalha como Psicólogo clínico no serviço de Telesaúde no Centro de Saúde Digital - CECLIN, na Universidade de Caxias do Sul e em consultório particular com adolescentes e jovens adultos. Integra os Grupos de Pesquisa CNPq: Saúde Coletiva e Linguagem, semântica e educação.

Alice Maggi, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Tem experiência nas áreas aplicadas da Psicologia, sendo a produção acadêmica com ênfase no Desenvolvimento Humano e na Saúde por meio de abordagens qualitativas e quantitativas. Participante do Grupo de Trabalho em Saúde Comunitária, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, desde 2012. Tutora PROPET SAÚDE UCS (de 2012 a 2015) Tutora PET GRADUA SUS (de junho de 2016 a abril de 2018). Tutora Voluntária PET INTERPROFISSIONALIDADE UCS (novembro de 2018 a 31/03/2021) e Tutoria Bolsista do PET Saúde Mental de agosto de 2022 a julho de 2023. Integrante do Corpo Permanente e do Colegiado do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, aprovado pela CAPES em dezembro de 2018 e iniciado em agosto de 2019, Linha 1 - Diagnóstico e Intervenções Clínicas em Contextos Psicossociais . Integra os Grupos de Pesquisa CNPq: HIV/AIDS e Patologias Associadas e Saúde Coletiva. Participa da ISCI - International Society for Child Indicators, SIP - Sociedade Interamaericana de Psicologia e APA - Associação Americana de Psicologia. Integra Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia - Sede (Caxias do Sul) Bento Gonçalves. e Guaporé. Representante do Corpo Docente - Categoria Professor Titular junto ao Conselho Universitário da UCS (CONSUNI - 2022 - 2024). Editora associada do Interamerican Journal of Psychology.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Niederauer, R. C., & Maggi, A. (2024). IMPACTO SOCIAL E CULTURAL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES PSICOLÓGICAS SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS YOUTUBERS . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 208–229. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.937