RAÇA, “IDADE MÉDIA” E O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE UM DRPG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1162

Palavras-chave:

Idade Média, raça, DRPG, Ensino de História

Resumo

O texto analisa as transformações legais e normativas na educação brasileira, evidenciando o crescente interesse na integração de jogos no ensino. O artigo explora a história do RPG e seu criador, Gygax, e levanta questionamentos sobre a representação racial na Idade Média. O material também ressalta a necessidade de uma abordagem crítica no uso das tecnologias digitais na sala de aula e propõe o desenvolvimento de um DRPG a partir da metodologia MDA como ferramenta pedagógica para discutir questões raciais, utilizando a plataforma RPG Playground.

Biografia do Autor

Renan Marques Birro, Universidade de Pernambuco

Eu sou Professor Adjunto de História Medieval e Ensino de História Medieval da Universidade de Pernambuco (UPE/Mata Norte, Licenciaturas Presencial e EAD) e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade de Pernambuco; também atuo como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Sou Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2013-2017), Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2011-2013), especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela UniBF (2023), Licenciado em História pela UniBF (2023) e graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário FATECIE (2024). Eu integro o LATHIMM - Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (USP), o Leitorado Antiguo - Laboratório de Ensino e Pesquisa em História Antiga e Medieval - (UPE), a SIEN - Sociedade Iberoamericana de Estudos Nórdicos - por meio do grupo de pesquisa Leituras da Escandinávia Medieval (UEL) e o Linhas - Núcleo de Estudos sobre Narrativas e Medievalismos (UFRRJ). Ademais, sou sócio da Sociedad Argentina de Estudios Medievales (SAEMED) desde 2016.Pesquiso os seguintes temas: Usos do passado, Era Viking/Escandinávia Medieval, Medievalismo, Educação 5.0, Humanidades Digitais, História Digital e Produção de Material Didático Digital.

Éber de Oliveira Felipe, Universidade de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História da Universidade de Pernambuco

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Birro, R. M., & Felipe, Éber de O. (2024). RAÇA, “IDADE MÉDIA” E O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE UM DRPG. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 285–312. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1162