VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA

DISTINTAS MODALIDADES DE JOGAR, ENSINAR E APRENDER SOBRE O PASSADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1144

Palavras-chave:

História, Ensino, Videogames

Resumo

Este artigo tem a intenção de discutir a relevância dos videogames para o ensino de história, levando em conta as particularidades da educação nacional brasileira. Para isso, a reflexão passa por diferentes modalidades de representação do passado nestes jogos, que referimos como “jogos de performance”, onde o jogador controla um indivíduo imerso em um ambiente histórico; e “jogos de gerenciamento”, onde o jogador controla a construção e administração de cidades e estados históricos. Finalmente, discutimos algumas aplicações práticas na sala de aula, para que professores possam ter ferramentas de compreensão das dinâmicas específicas dos jogos no ensino de História.

Biografia do Autor

Robson Scarassati Bello, Núcleo Interdisciplinar de Apoio à Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS- USP)

Doutor em História Social, com pesquisa sobre as relações entre Jogos Eletrônicos, Indústria Cultural e representações culturais sobre o Oeste Americano. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), mestrado em História Social pela FFLCH-USP (2016) com pesquisa sobre Assassin's Creed e as relações entre História e Videogames, e doutorado também em História social pela FFLCH-USP (2023), com pesquisa sobre Videogames, filmes, e a reificação do Ludico, da Memória e do Oeste Americano. Também é pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Apoio à Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS- USP).História; Indústria Cultural e Memória; Jogos digitais 

José Antonio Vasconcelos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e realizou estágio pós-doutoral na University of Virginia, nos Estados Unidos (2005-2006). É professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, literatura, filosofia e historiografia.

Referências

AARSETH, Espen. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. John Hopkins, Baltimore, 1997

ADORNO, T. Aesthetic Theory. trans. R. Hullot-Kentor. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1977

APPERLEY, T. Modding the Historians’s Code: Historical Verisimilitude and the Counterfactual Imagination. In: KAPPELL, Mathew Wilhelm; ELLIOT, Andrew B.R. (orgs). Playing with the Past. Digital Games and the Simulation of History. New York: Bloomsbury, 2013.

ARANHA, G. O processo de consolidação dos jogos eletrônico como instrumento de comunicação e de construção do conhecimento. Revista Ciência e cognição, ano 1, v. 3, nov. 2004. p. 34.

ARRUDA, E. Aprendizagens e jogos digitais. Campinas: Alínea, 2011.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. O papel dos Videogames na aprendizagem de conceitos e analogias históricas pelos jovens. In: Ensino em Re-Vista. V. 18, nº2, p. 287-297, jul/dez. 2011 Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/viewFile/13850/7917 Acessado em 29/10/2016

BELLO, R.S. Jogando com Piratas e Ditadores: As representações sobre o Caribe nos videogames. In: Revista da ANPHLAC. N. 21 Jul/Dez 2016

BELLO, R.S. O Videogame como representação histórica: Narrativa, Espaço e Jogabilidade em Assassin’s Creed (2007-2015). Dissertação de Mestrado em História Social. Universidade de São Paulo, 2016b

BELLO, Robson Scarassati; VASCONCELOS, José Antonio. O VIDEOGAME COMO MÍDIA DE REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 216–250, 2017.

BIGELOW, Bill. On the Road to Cultural Bias: A Critique of The Oregon Trail CD-ROM. In: Language Arts. Vol. 74, No. 2, Things Electronic and Language Arts Education , 1997. pp. 84-93

BULLINGER, Jonathan; SALVATI, Andrew J. Selective Authenticity and the Playable Past. In: KAPPELL, Mathew Wilhelm; ELLIOT, Andrew B.R. (orgs). Playing with the Past. Digital Games and the Simulation of History. New York: Bloomsbury, 2013.

CAILLOIS, Roger. Man, Play and Games. University of Illinois Press, 2001.

CHAPMAN, Adam. Digital Games as How Videogames Represent the Past and Offer Access to Historical Practice. Routledge, 2016.

CHARTIER, R. A História Cultural. Entre Práticas e Representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

DE PAULA, C. R. VIDEOGAMES E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES DA SOCIEDADE E DO TEMPO EM RISE OF NATIONS. In: Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, Volume 6, Número 10, Jan/Jun, 2016.

ECO, U. “Huizinga e o jogo”. In: Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1989

ELLIOT, Andrew B.R ; KAPPELL, Mathew Wilhelm. (orgs). Playing with the Past. Digital Games and the Simulation of History. New York: Bloomsbury, 2013

FRASCA, G. Play the Message: Play, Game and Videogame Rethoric. Tese (Doutorado em Filosofia) – IT University of Copenhagen, 2007.

FRASCA, G. Videogames of the oppressed: videogames as a means for critical thinking and debate. 2001. 118 f. Dissertação (Master in Information Design and Technology) - Georgia Institute of Technology, 2001.

GRAU, O. Arte Virtual da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP; Editora SENAC São Paulo, 2007.

HUIZINGA, J. Homos ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

JENKINS, H; SQUIRE, K. Art of contested spaces. King, L. (Org.). Game on: The history and culture of video games. New York: Universe Publishing, 2002.

JENKINS H. Game Design as Narrative Architecture. In N. Wardrip-Fruin & P. Harrigan, eds. First Person: New Media as Story, Performace and Game. Cambridge, MA; London, England.: MIT.

Disponível em: http://web.mit.edu/cms/People/henry3/games&narrative.html Acessado em 3 de fevereiro de 2013

JUNIOR, M. De Azevedo, Videogames e Consciência Histórica: A experiência narrativa das ficções históricas em Bioshock. In: Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015

LUSSENHOP, Jessica. Oregon Trail: How three Minnesotans forged its path. In: City Pages. Disponível em: https://web.archive.org/web/20110123012937/http://www.citypages.com/content/printVersion/1740595/ Acessado em 30 de Novembro de 2016

MURRAY, J. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp, 2003.

NITSCHE, M. Video Game Spaces. Image, Play, and Structure in 3D Worlds. Massachussets: MIT Press, 2008.

OLIVEIRA, Jônatas Kerr de. Videogames e a narrativa seriada: Quest como ferramenta para a construção de mundos. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos (UFscar), 2010.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas : Papirus, 1994. (3 volumes)

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

RYAN, Marie-Laure. Avatars of Story. Baltimore: University of Minnesota Press, 2006.

RYAN, M. From Narrative Games to Playable Stories: Toward a Poetics of Interactive Narrative. StoryWorlds: A Journal of Narrative Studies. v. 1, n. 1. 2009. pp. 43-59.

SOUZA, R. M. de. Protagonismo juvenil: o discurso da juventude sem voz. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, v. 1, n.1, 2009. pp. 1-28.

SQUIRE, K. Games, Learning and Society: Building a Field. Education Technology, set.-out. 2007.

SUITS, B. Grasshopper: Games, Life and Utopia. Broadview Press, 2005.

SCEA. MAKING OFF: God of War III. SCEA, 2009.

WHALEN, Zach; TAYLOR, Laurie N. (orgs) Playing the Past. History and Nostalgia in Video Games. Nashville: Vanderbilt University Press, 2008.

WOLF, Mark J. P.; PERRON, Bernard (org). The Medium of the Video Game. Austin University of Texas, 2002

URICCHIO, William. Simulation, History and Computer Games. In:. RAESSENS, Joost; GOLDSTEIN, Jeffrey H. (Eds). Handbook of Computer Game Studies. Cambridge, MA: MIT PRESS, 2005.

ZANOLLA, Silvia Rosa Silva. Videogame: Educação e Cultura. Campinas: Alínea, 2010.

ZIMMERMAN, Eric; SALEN, Katie. Rules of Play: Game Design Fundamentals. Cambridge: MIT Press, 2003.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Bello, R. S., & Vasconcelos, J. A. (2024). VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA: DISTINTAS MODALIDADES DE JOGAR, ENSINAR E APRENDER SOBRE O PASSADO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 205–227. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1144