VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA

DISTINTAS MODALIDADES DE JOGAR, ENSINAR E APRENDER SOBRE O PASSADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1144

Palavras-chave:

História, Ensino, Videogames

Resumo

Este artigo tem a intenção de discutir a relevância dos videogames para o ensino de história, levando em conta as particularidades da educação nacional brasileira. Para isso, a reflexão passa por diferentes modalidades de representação do passado nestes jogos, que referimos como “jogos de performance”, onde o jogador controla um indivíduo imerso em um ambiente histórico; e “jogos de gerenciamento”, onde o jogador controla a construção e administração de cidades e estados históricos. Finalmente, discutimos algumas aplicações práticas na sala de aula, para que professores possam ter ferramentas de compreensão das dinâmicas específicas dos jogos no ensino de História.

Biografia do Autor

Robson Scarassati Bello, Núcleo Interdisciplinar de Apoio à Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS- USP)

Doutor em História Social, com pesquisa sobre as relações entre Jogos Eletrônicos, Indústria Cultural e representações culturais sobre o Oeste Americano. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), mestrado em História Social pela FFLCH-USP (2016) com pesquisa sobre Assassin's Creed e as relações entre História e Videogames, e doutorado também em História social pela FFLCH-USP (2023), com pesquisa sobre Videogames, filmes, e a reificação do Ludico, da Memória e do Oeste Americano. Também é pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Apoio à Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS- USP).História; Indústria Cultural e Memória; Jogos digitais 

José Antonio Vasconcelos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e realizou estágio pós-doutoral na University of Virginia, nos Estados Unidos (2005-2006). É professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, literatura, filosofia e historiografia.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Bello, R. S., & Vasconcelos, J. A. (2024). VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA: DISTINTAS MODALIDADES DE JOGAR, ENSINAR E APRENDER SOBRE O PASSADO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 205–227. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1144

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