O DESAFIO DA AUTONOMIA COGNITIVA HUMANA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2272

Palavras-chave:

Autonomia, Criticidade, Inteligência artificial, Metacognição, Tecnologia

Resumo

Este artigo analisa a relação entre avanço tecnológico e sociedade, abordando o paradoxo entre autonomia e dependência. Investiga como plataformas baseadas em IA afetam a consciência metacognitiva dos usuários, sua capacidade de refletir, aprender e decidir. Com abordagem qualitativa e revisão de literatura, destaca que a consciência metacognitiva é fundamental para lidar com os impactos da IA nas habilidades humanas. Conclui que o uso indiscriminado da IA pode comprometer a autonomia e o pensamento crítico, propondo a metacognição como resposta à alienação tecnológica e caminho para uma interação ética e crítica com as tecnologias.

Biografia do Autor

Alejandro Knaesel Arrabal, FURB

Doutor em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor e pesquisador dos Programas de Mestrado em Direito (PPGD) e Administração (PPGAd) da FURB. Líder do grupo de pesquisa Direito, Tecnologia e Inovação – DTIn (CNPq-FURB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa SINJUS - Sociedade, Instituições e Justiça (CNPq-FURB). Membro do grupo de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB). Membro da AGIT - Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Maria Eduarda Bernardes França, FURB

Técnica em Desenvolvimento de Sistemas pelo SENAI. Estudante do curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Assistente de marketing na Mouts TI. Certificada em Gestão de Alta Performance em Marketing Digital e Redes Sociais pela Proway. Certificada em Edição de Vídeo pela Escola Casa. Certificada em Design Gráfico pelo curso online Design Agora na Hotmart.

Referências

ARISTÓTELES. A política. Trad. Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1985.

AZEVEDO, Antonio Gilson Barbosa; SANTOS, Leizane Ferreira dos. A construção do pensamento crítico: perspectivas históricas, educacionais e contemporâneas. Revista Contemporânea, v. 5, n. 1, p. 110-127, jan. 2025. DOI: 10.56083/RCV5N1-075. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/7298. Acesso em: 9 abr. 2025.

BARROSO; Luís Roberto; MELLO, Patrícia Perrone Campos. Inteligência artificial: promessas, riscos e regulação. Algo de novo debaixo do sol. Revista Direito e Práxis, n. 15, v. 4. 2024. DOI: 10.1590/2179-8966/2024/84479. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/n89PjvWXTdthJJKwb6TtYXy/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2025.

BESSIÈRE, Katie; PRESSER, Marina; KUHN, Katherine M. Digitally connected, socially disconnected: The effects of relying on technology rather than other people. Computers in Human Behavior, v. 76, p. 68-74, Nov. 2017. DOI: 10.1016/j.chb.2017.07.035. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563217304132. Acesso em: 21 ago. 2025.

BORGES, Maxwell Leandro. A dependência tecnológica e os impactos psicossociais nos dias atuais. Revista Educação Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 1–15, 7 fev. 2025. Disponível em: https://www.editoraverde.org/portal/revistas/index.php/reca/article/view/382. Acesso em: 5 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025. Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/lei/l15100.htm. Acesso em: 12 abr. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Assessoria de Comunicação Social. Restrição de celular na escola visa melhorar aprendizagem. Gov.br, 4 fev. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/restricao-de-celular-na-escola-visa-melhorar-aprendizagem. Acesso em: 6 abr. 2025.

BUIJSMAN, Stefan; CARTER, Sarah E.; BERMÚDEZ, Juan-Pablo. Autonomy by Design: preserving human autonomy in AI decision-support. Philosophy & Technology, v. 38, n. 1, 2025. DOI: 10.1007/s13347-025-00932-2. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13347-025-00932-2. Acesso em: 21 ago. 2025.

CAPPELLOZZA, Alexandre; MORAES, Gustavo Henrique Silva de; MUNIZ, Leonardo Martins. Uso pessoal das tecnologias no trabalho: motivadores e efeitos à distração profissional. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 5, p. 605–626, set./out. 2017. DOI: 10.1590/1982-7849rac2017160145. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/MB33w3Qc66D6HdrHgtfZn9z. Acesso em: 10 abr. 2025.

CHAN, Cecilia Ka Yuk; ZHOU, Wenxin. Deconstructing student perceptions of Generative AI (GenAI) through an Expectancy Value Theory (EVT) - based Instrument. ArXiv, 2 maio 2023. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2305.01186. Acesso em: 18 ago. 2025.

CHETWYND, Ellen. Ethical use of artificial intelligence for scientific writing: current trends. Journal of Human Lactation, v. 40, n. 2, p. 211-215, maio 2024. DOI: 10.1177/08903344241235160. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/08903344241235160. Acesso em: 10 jun. 2025.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DARTMOUTH COLLEGE. Artificial intelligence (AI) coined at Dartmouth. Dartmouth College, 2025. Disponível em: https://home.dartmouth.edu/about/artificial-intelligence-ai-coined-dartmouth. Acesso em: 21 ago. 2025.

FERREIRA, Ana Cláudia; OLIVEIRA, Adriane Maria Netto de; MEDEIROS, Silvana Possani; GOMES, Giovana Calcagno; CEZAR-VAZ, Marta Regina; ÁVILA, Janaína Amorim de. Internet e adolescentes: revisão integrativa sobre uso descontrolado e exposição a conteúdos inadequados. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 5, e20190334, 2020. DOI: 10.1590/0034-7167-2018-0766. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/KMbfXJMxMnPYQV6QBkqjtZP. Acesso em: 21 ago. 2025.

FISCHLER, Martin A.; FIRSCHEIN, Oscar. Intelligence: the eye, the brain, and the computer. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1987.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979. DOI: 10.1037/0003-066X.34.10.906. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1980-09388-001. Acesso em: 1 abr. 2025.

FONSECA, Vitor da. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 31, n. 96, 2014. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000300002. Acesso em: 31 mar. 2025.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: FREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Tradução Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 88 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024.

GERLICH, Michael. AI Tools in Society: Impacts on Cognitive Offloading and the Future of Critical Thinking. Societies, v. 15, n. 1, jan. 2025. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-4698/15/1/6. Acesso em: 1 abr. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.

HINDE, Gillian; BOLONHIN, Sabine Zink; COURTOIS, Jean-Philippe. Prefácio. In: WORD ECONOMIC FORUM. IA para impacto: o papel da inteligência artificial na inovação social. Abr. 2024. Disponível em: https://reports.weforum.org/docs/WEF_AI_for_Impact_ptbr_2024.pdfm. Acesso em: 22 fev. 2025.

HOBBES, Thomas. Leviatã. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HUANG, Shunsen; LAI, Xiaoxiong; KE, Li; LI, Yajun; WANG, Huanlei; ZHAO, Xinmei; DAI, Xinran; WANG, Yun. AI technology panic – is AI dependence bad for mental health? A cross-lagged panel model and the mediating roles of motivations for ai use among adolescents. Psychology Research and Behavior Management, mar. 2024. DOI: 10.2147/PRBM.S440889. Disponível em: https://www.dovepress.com/ai-technology-panicis-ai-dependence-bad-for-mental-health-a-cross-lagg-peer-reviewed-fulltext-article-PRBM. Acesso em: 22 fev. 2025.

LEE, Hao-Ping (Hank); SARKAR, Advait; TANKELEVITCH, Lev; DROSOS, Ian; RINTEL, Sean; BANKS, Richard; WILSON, Nicholas. The Impact of Generative AI on Critical Thinking: Self-Reported Reductions in Cognitive Effort and Confidence Effects From a Survey of Knowledge Workers. In: CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '25), 26 abr. - 1 maio 2025, Yokohama, Japão. Anais [...]. New York: Association for Computing Machinery, 2025. p. 1-23. Disponível em: https://www.microsoft.com/en-us/research/wp-content/uploads/2025/01/lee_2025_ai_critical_thinking_survey.pdf. Acesso em: 1 abr. 2025

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira; VASCONCELOS, Francisco H. L.; MENEZES, Daniel Brandão. Impacto das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem: desafios e oportunidades. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 3, mar. 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n3-007. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/3539. Acesso em: 10 abr. 2025.

MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.

MANASIA, Loredana. Metacognitive reflections: Assessing and adjusting learning process. International Journal of School and Cognitive Psychology, v. 11, n. 5, 2024. Disponível em: https://www.longdom.org/open-access/metacognitive-reflections-assessing-and-adjusting-learning-process-108292.html. Acesso em: 21 ago. 2025.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Tradução Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2011.

NAPOMUCENO, Gustavo. [Especialista em inteligência artificial da Mouts TI, empresa de outsourcing de TI]. Entrevista sobre inteligência artificial. concedida a Maria Eduarda Bernardes França. Blumenau, 10 mar. 2025.

OECD. Organisation for Economic Co-Operation and Development. PISA 2022 Results (Volume I and II): Country Notes – Brazil. Paris: OECD Publishing, 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/pisa-2022-results-volume-i-and-ii-country-notes_ed6fbcc5-en/brazil_61690648-en.html. Acesso em: 21 ago. 2025.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Washington, D.C.: OPAS, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16. Acesso em: 10 mar. 2025.

POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

ROCHA, Rita de Cássia Machado da; CORRÊA, Roberta Pires; FERREIRA, Roberto Rodrigues. A Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) e suas possibilidades na educação durante a pandemia de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2526–2543, out./dez. 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15695. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15695. Acesso em: 31 mar. 2025.

RUVENAL, Caio. Mais eficiente, mas menos feliz: como a IA está nos mudando. Tendencias. El País. 26 de março de 2025. Disponível em: https://elpais.com/proyecto-tendencias/2025-03-26/mas-eficientes-pero-menos-felices-asi-nos-esta-cambiando-la-ia.html. Acesso em: 8 abr. 2025.

SAPKOTA, Ranjan; ROUMELIOTIS, Konstantinos I.; KARKEE, Manoj. AI Agents vs. Agentic AI: A Conceptual Taxonomy, Applications and Challenges. arXiv preprint, 15 maio 2025. DOI: 10.48550/arXiv.2505.10468. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2505.10468. Acesso em: 15 ago. 2025.

SCHNEIDER, Johannes. Generative to Agentic AI: Survey, conceptualization, and challenges. arXiv preprint, 26 abr. 2025. DOI: 10.48550/arXiv.2504.18875. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2504.18875. Acesso em: 15 ago. 2025.

SECOM/PR. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais. Brasília: SECOM/PR, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/guia. Acesso em: 20 jan. 2025.

SILVA, Jaelson Luiz Lisboa da. As TDIC como aliadas ou inimigas da educação?: breve estudo sobre dependência digital. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7551. Acesso em: 6 abr. 2025.

SILVA, Mardem Leandro; TEODORO, Elizabeth Fátima; COUTO, Daniela Paula do. Psicanálise e redes sociais: as dinâmicas de captura virtual do desejo e digitalização da subjetividade nas cenas do semiocapitalismo. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 422-442, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32678. Acesso em: 23 fev. 2025.

SPRITZE, Daniel Tornaim; RESTANO, Aline; BREDA, Vitor; PICON, Felipe. Dependência de tecnologia: avaliação e diagnóstico. Revista Debates em Psiquiatria, v. 11, n. 2, p. 24–32, jul./dez. 2021. DOI: 10.25118/2236-918X-6-1-3. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/145. Acesso em: 10 abr. 2025.

TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Tradução e organização José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, 33-66.

TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Tradução de Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

TUONONEN, Tiina; HYYTINEN, Heidi; RÄISÄNEN, Maija; HAILIKARI, Telle; PARPALA, Anna. Metacognitive awareness in relation to university students’ learning profiles. Metacognition and Learning, v. 18, p. 37-54, 2023. DOI: 10.1007/s11409-022-09314-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11409-022-09314-x. Acesso em: 21 ago. 2025.

TURING, Alan M. Computing Machinery and Intelligence. Mind, v. 59, n. 236, p. 433–460, out. 1950. Disponível em: https://academic.oup.com/mind/article-abstract/LIX/236/433/986238. Acesso em: 11 ago. 2025.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

VON NEUMANN, John. The computer and the brain. New Haven: Yale University Press, 1958.

WEIZENBAUM, Joseph. ELIZA - a computer program for the study of natural language communication between man and machine. Communications of the ACM, v. 9, n. 1, p. 36–45, jan. 1966. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/365153.365168. Acesso em: 2 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Arrabal, A. K., & França, M. E. B. (2025). O DESAFIO DA AUTONOMIA COGNITIVA HUMANA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 142–159. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2272

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.