NEOLIBERALISMO, CAPITALISMO DE PLATAFORMA, TRABALHO IMATERIAL E A EMERGÊNCIA DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS E CRIADORES DE CONTEÚDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.936

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, Criadores de conteúdo, Neoliberalismo, Trabalho imaterial, Capitalismo de plataforma

Resumo

Este artigo investiga as condições de possibilidade que levaram à emergência dos influenciadores digitais e criadores de conteúdo na sociedade contemporânea. Trata-se de uma reflexão, baseada em pesquisa bibliográfica sobre o tema, cuja estratégia analítica foi de inspiração genealógica, a partir de Michel Foucault. A análise abrange as transformações tecnológicas, mudanças políticas e econômicas, destacando a influência da racionalidade neoliberal, do Trabalho Imaterial e do Capitalismo de Plataforma na emergência destes sujeitos. Conclui-se que essas ocupações, agora profissionalizadas, refletem a lógica empresarial e características do homo oeconomicus – o empresário de si –, evidenciando a precarização inerente ao contexto do Capitalismo de Plataforma.

Biografia do Autor

Kamyla Stanieski Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) na linha de Estudos Culturais, Mestre em Educação (2020) (Bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na linha de Ciências, Currículo e Tecnologia e Licenciada em História (2017) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora de História e Sociologia pela 28º CRE/RS em Gravataí. Integra o GEPS - Grupo de Estudos em Promoção a Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (www.ufrgs.br/geps) e, também, o NECCSO - Nucleo de Pesquisa sobre Currículo, Cultura e Sociedade (UFRGS). Tem experiência em pesquisa acadêmica em Educação nas áreas de corpo, mídias sociais, gênero, saúde, Fat Studies e em Estudos Culturais. Desenvolveu pesquisa sobre movimento de autoaceitação corporal, corpo, representação, pedagogias culturais, ciberativismo e Fat Studies. Atualmente desenvolve pesquisa sobre influenciadores(as) digitais e produtores de conteúdo digital, redes sociais e empresariamento de si a partir da perspectiva teórica dos Estudos Foucaultianos e dos Estudos Culturais.

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Luterana do Brasil

Mãe e atuante na causa das mulheres na ciência. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2005, e junto à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em 2013. É, atualmente, Professora Associada III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS), desde 2017, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), desde 2019. É Líder do GEPS - Grupo de Estudos em Promoção da Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS), de 2012 a 2017. Foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente (PPGSCA/UFRGS), de 2007 a 2018. Foi Professora Visitante (2008) e Professora Colaboradora (2009-2010) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), em Portugal. E, de 2006 a 2013, foi Professora Convidada da Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), na Costa Rica. Atua, desde 2006, como Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em diferentes projetos, no Brasil e no exterior. Suas áreas de atuação são Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Promoção em Saúde. 

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Dias, K. S., & Rocha, C. M. F. (2024). NEOLIBERALISMO, CAPITALISMO DE PLATAFORMA, TRABALHO IMATERIAL E A EMERGÊNCIA DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS E CRIADORES DE CONTEÚDO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 62–82. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.936