NEOLIBERALISMO, CAPITALISMO DE PLATAFORMA, TRABALHO IMATERIAL E A EMERGÊNCIA DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS E CRIADORES DE CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.936Palavras-chave:
Influenciadores digitais, Criadores de conteúdo, Neoliberalismo, Trabalho imaterial, Capitalismo de plataformaResumo
Este artigo investiga as condições de possibilidade que levaram à emergência dos influenciadores digitais e criadores de conteúdo na sociedade contemporânea. Trata-se de uma reflexão, baseada em pesquisa bibliográfica sobre o tema, cuja estratégia analítica foi de inspiração genealógica, a partir de Michel Foucault. A análise abrange as transformações tecnológicas, mudanças políticas e econômicas, destacando a influência da racionalidade neoliberal, do Trabalho Imaterial e do Capitalismo de Plataforma na emergência destes sujeitos. Conclui-se que essas ocupações, agora profissionalizadas, refletem a lógica empresarial e características do homo oeconomicus – o empresário de si –, evidenciando a precarização inerente ao contexto do Capitalismo de Plataforma.
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