INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB O VIÉS DA EDUCAÇÃO HUMANISTA: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.947

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Educação humanista, Ensino de Ciências da Natureza

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre as TDIC na educação escolar envolvendo o ensino das Ciências da Natureza. Com base em ideias de Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto, traz reflexões em torno da educação sob um viés humanista, cada vez mais urgente, perante as influencias que as tecnologias digitais vêm exercendo sobre as pessoas e os processos na atualidade. São explorados aspectos associados às ideias freireanas que podem fomentar o fortalecimento de uma educação humanística no contexto social caracterizado cada vez mais pela ciência e tecnologia. Buscou abordar alguns aspectos relacionados à integração das TDIC no ensino visando contribuir com uma formação escolar crítica na cultura digital.

Biografia do Autor

Geneci Libarino Figueredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, com ano de conclusão em 2007, em Matemática (2020) e em Pedagogia (2021) pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Mestra em Ensino com ênfase no Ensino de Ciências Naturais, Experimentais e Matemática (2021/UESB). Doutoranda do Programa do Pós-Graduação em Ensino (UESB) e participante do grupo de pesquisas Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico e do grupo Laboratório de Estudos e Pesquisas pró Docência em Física (LEPDFis). Atua como professora efetiva nas áreas de Exatas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na rede pública municipal e estadual de ensino na cidade de Poções-Ba.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Figueredo, G. L. (2024). INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB O VIÉS DA EDUCAÇÃO HUMANISTA: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 165–180. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.947