CULTURA DIGITAL E ESCRITA

REFLEXÕES SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2685

Palavras-chave:

Cultura digital, Escrita, Práticas pedagógicas

Resumo

Esta pesquisa investiga o uso da IA no ensino da escrita, sob a perspectiva pós-crítica, inserida no campo teórico dos Estudos Culturais, ao dialogar com autores que analisam a cultura digital e suas implicações. Assim, o problema de pesquisa que orienta o estudo indaga: como o uso da IA, na solução digital Criar, da plataforma Árvore, pode impactar no desenvolvimento da escrita de alunos da educação básica? A metodologia adotou a netnografia como estratégia de investigação qualitativa, permitindo observar e analisar a plataforma em seu ambiente digital. Foram realizadas sessões de exploração com perfil de usuário simulado, registros em diário de campo e capturas de tela das interações com a IA, especialmente nas situações de mediação da escrita. Essa imersão possibilitou compreender os modos de funcionamento algorítmico, as linguagens e as dinâmicas discursivas que configuram a experiência de escrita mediada pela plataforma. A partir disso, foram construídos dois eixos analíticos: autonomia do estudante e potencial da IA para substituir e/ou complementar a cognição humana. Os resultados indicaram que a modulação algorítmica compromete a autonomia e a criatividade dos estudantes, pois a IA, ao sugerir a escrita do texto, pode tanto complementar quanto substituir a cognição humana. O estudo propõe, portanto, um uso crítico da IA na escola, ao invés da reprodução de padrões automatizados, destacando a necessidade de repensar o ensino e a avaliação da escrita, na educação básica, diante das novas tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Aline Duarte, UFRS

Mestra em Educação (UFRGS, 2024-2025) pela Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, em Administração Escolar, Supervisão e Orientação e em Cultura e Diversidade (Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2020, 2021, 2022). Licenciada em Letras - Português (UNISINOS, 2008). Como professora da Educação Básica (2008-2024), atuou com os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, nas modalidades regular e EJA. Atuou como avaliadora das redações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio, 2010-2021) e da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização, 2016). É membro do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS (CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e em Sociolinguística. Interesses de pesquisa: Educação, Leitura, Escrita, Letramento Digital, Multiletramentos, Hipermídia, Cultura da Convergência, Gêneros Digitais, Discurso, Artefatos Culturais, Pedagogias Culturais, Plataformização, Inteligência Artificial e Trabalho Docente na Cultura Digital. Problematizações acerca das marcas da Cultura Digital na vida contemporânea, por meio da análise das relações entre discurso e produção de sujeitos, com interesse especial em representações e processos identitários relacionados à docência em diversos "lugares" da mídia: revistas, jornais, filmes, novelas, músicas, blogs, redes sociais, podcasts, plataformas digitais. 

Gisele Massola, PPGEDU/ULBRA

Professora e pesquisadora visitante do Mestrado Profissional Informática na Educação (IFRS/Campus Porto Alegre). Foi professora adjunta colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA com ênfase nos Estudos Culturais. Além disso, atuou com disciplinas da Graduação e Pós-graduação lato sensu modalidade EAD em cursos de licenciatura e formação de professores. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2015). Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/2009) e Graduada em História pela mesma Universidade (ULBRA/2003). Cursou especialização em Ciências Sociais, com ênfase em História e Geografia do Brasil pela Faculdade Integrada de Amparo (FIA/SP 2005) e ainda em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (ULBRA/2020). Graduanda em Psicologia pela Faculdade do CEFI (2021 - curso em andamento). Atuou também como professora nos cursos Técnicos Integrados ao Médio de Áudio e Vídeo e Meio Ambiente, PROEJA Cuidado de Idosos e no Curso Superior de Pedagogia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Alvorada. Tem experiência na Educação Básica, tanto em rede pública quanto privada na área de Ciências Humanas, nos componentes curriculares de História, Geografia, Filosofia e Ética e Cidadania tendo atuado como professora de ensino fundamental e médio na Unidade de Ensino Fundamental São Marcos/ULBRA de Canoas/RS (2005 - 2010), no Colégio Estadual Pedro Schneider de São Leopoldo/RS (2005-2010), na Escola Municipal Chico Mendes e Gabriel Obino (2020-2022). É também pesquisadora vinculada ao campo dos Estudos Culturais, participando de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPERGS, de eventos científicos em que tem produzido e publicado estudos sobre Educação, mídia, pedagogias culturais, patrimônio cultural, identidades e diferenças, práticas de leitura, formação de leitores e representações. Em produção mais recente, foi professora conteudista, para o Curso de Pedagogia EAD, do Centro Universitário La Salle (UNILASSALE), responsável pela disciplina de Metodologia da Educação Infantil (0-3 anos).

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Duarte, A., & Massola, G. (2025). CULTURA DIGITAL E ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 177–197. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2685

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