HISTÓRIA E PEDAGOGIAS EMERGENTES DO HORROR PUNK: ANÁLISE CULTURAL DE MÚSICAS DAS BANDAS MISFITS E ZUMBIS DO ESPAÇO
cultural analysis of songs by Misfits and Zumbis do Espaço
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.257Palavras-chave:
´Música, Horror Punk, Pedagogia Cultural, Estudos CulturaisResumo
O artigo tem como tema a história e as pedagogias do gênero musical Horror Punk. Objetiva-se examinar a história do gênero, identificar suas características, analisar músicas de bandas representativas do gênero, e por fim, destacar as pedagogias emergentes. Para tal, parte-se do campo dos Estudos Culturais, com uso das metodologias da análise cultural e da análise do discurso. De modo geral, entende-se a música como uma pedagogia cultural, a partir da qual é possível a compreensão e problematização do mundo, assim como a produção de subjetividades, ou seja, o modo como os sujeitos compreendem a si mesmos. Ao pensar o gênero, e especificamente as músicas analisadas, percebe-se a sua potencialidade em refletir acerca da cultura em que surge, problematizando-a, subvertendo-a e questionando os limites impostos, todavia, por vezes também refletindo formas e discursos de opressão.
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