AS REPRESENTAÇÕES DO TRAUMA HISTÓRICO POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS JEREMIAS: PELE EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.1650

Palavras-chave:

HQ e ensino de história, Trauma Histórico, Racismo, Jeremias: Pele

Resumo

Esse artigo se propõe a dialogar sobre o racismo no Brasil por meio dos estudos do trauma histórico, ou seja, buscando encontrar reverberações do racismo na população brasileira hoje, com o objetivo de compreender ecos desse passado em nosso presente. Através da leitura da obra Jeremias: Pele, busco compreender como estudantes da educação básica compreendem os traumas decorrentes da escravização, realizando uma conversa sobre as representações do quadrinho, as motivações históricas para que essas práticas ainda ocorram e como os(as) estudantes as percebem na atual estrutura social. O texto tem por objetivo auxiliar para que as escolas consigam avançar nos debates sobre ética, diversidade e relações raciais.

Biografia do Autor

Dalmo Alexsander Fernandes, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em História na Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCL/Assis) da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Mestrando do programa de Mestrado Profissional em História (ProfHistória) na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Guarulhos) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor de História e Sociologia do Ensino Médio da rede pública da Estado de São Paulo na EE Presidente Kennedy. 

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Fernandes, D. A. (2024). AS REPRESENTAÇÕES DO TRAUMA HISTÓRICO POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS JEREMIAS: PELE EM SALA DE AULA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 318–334. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.1650