TRÊS ROSAS E O GÊNERO FEMININO NO JAPÃO

ANÁLISE DE MANGÁ COM FOCO EM QUESTÕES DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2712

Palavras-chave:

Mangá, Berusaiyu no Bara, Feminino, Shoujo Kakumei Utena, Gênero

Resumo

O texto tem por intenção dar a ver a pesquisa que objetiva, por meio de análise textual e de referencial bibliográfico, entender três mangás intitulados Berusaiyu no Bara (1972), Banana Bread no Pudding (1977) e Shoujo Kakumei Utena (1996). A intenção é compreender de que forma Banana Bread no Pudding (1977) e Shoujo Kakumei Utena (1996) constituem-se como formas evoluídas através das quais a narrativa por e para mulheres no Japão se consolidou e se modificou numa discussão que gira em torno do gênero feminino e quiçá da disforia de gênero. A pesquisa, além disso, tem como base a ideia chartieriana de que obras textuais podem ser documentos culturais e que, portanto, os mangás estudados na pesquisa são contemplados como o acervo imagético-textual corpus desta pesquisa além da discussão de questões psicanalíticas com ênfase em questões de gênero. Como resultado visa-se a compreensão do mundo feminino, conforme mostrado nestes mangás, quanto à sua sexualidade desde 1970 o contemporâneo.

Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, IfsuldeMinas

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). De 2022 a 2025 fez estágio pós-doutoral no PPGL da Ufes. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história cultural, videogame e leitura. Coordena o Grupo de Pesquisa Literatura, ficção e suas materialidades e é parte do Núcleo de Estudos literários e musicológicos.

Marco Antônio Pereira Pinheiro, Ifsuldeminas

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais(2015). Tem experiência na área de Psicologia. 

Sabrina Gabriela Teixeira de Oliveira, Ifsuldeminas

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Estadual Senador Bueno de Paiva(2022). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq do Campus Pouso Alegre.

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Tradução Maria Manoela Galhardo. 2. ed. Portugal: Difel, 2002.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. Tradução de Paulo César de Souza. Rio de Janeiro: Imago, 1973.

FREUD, Sigmund. O Eu e o Id. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GARCIA, Fábio. Por que mangá no Brasil esgota tão facilmente?. Omelete, São Paulo, 27 de outubro de 2021. Mangás e animes. Disponível em: https://www.omelete.com.br/anime-manga/manga-esgotado-reimpressao-brasil. Acesso em: 06 mai. 2025.

IKEDA, Riyoko. Berusaiyu no Bara. 1ª Edição, Japão, Tankōbon, volume 1-10, 1972-1973.

IKEDA, Riyoko. Berusaiyu no Bara. Tokyo: Chuokoron-Sha, vol. 1-2, 1987.

LACAN, Jacques. Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 5: As formações do inconsciente (1957–1958). Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 6: O desejo e sua interpretação (1958–1959). Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Tradução de Claudia Berliner. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

ŌSHIMA, Yumiko. Banana Bread no Pudding. 1ª Edição, Japão, Seventeen, 1977-1978.

SAITO, Chiho; BEPAPAS. Shōjo Kakumei Utena. 1ª Edição, Japão, Tankōbon, volume 1-5, 1996-1998.

SATO, Cristiane Akune. Japop – o poder da cultura pop japonesa. São Paulo, NSP-Hakkosha, 2017.

SILVA, Valéria Fernandes da. História, shoujo mangá e feminismo: um olhar sobre a Rosa de Versalhes. In: Labrys, estudos feministas, 2011. Disponível em: http://www.labrys.net.br/labrys20/brasil/valeria.htm. Acesso em: 17 nov. 2025.

SOUSA, Saylon. KAICHOU WA MAID-SAMA!: A estética do melodrama e empoderamento feminino em um shoujo mangá. Revista Cambiassu, São Luís/MA, v. 13, n. 21 – Janeiro/Junho de 2018, p. 113-131. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/10430/6030. Acesso em: 17 nov. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Lemos, A. F., Pinheiro, M. A. P., & Oliveira, S. G. T. de. (2025). TRÊS ROSAS E O GÊNERO FEMININO NO JAPÃO: ANÁLISE DE MANGÁ COM FOCO EM QUESTÕES DE GÊNERO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 56–71. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2712

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.