TECELÃS

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO INTERATIVO DIDÁTICO NO ESTILO VISUAL NOVEL SOBRE A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DE OPERÁRIAS (SÃO PAULO, 1923)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1160

Palavras-chave:

Jogos digitais, Ensino de História, história das mulheres, Primeira República

Resumo

Este artigo objetiva relatar o processo de criação de um jogo eletrônico voltado para o ensino de História, bem como apresentar reflexões correlatas a essa experiência. A motivação partiu do desejo de produzir um material lúdico e eficaz a ser utilizado em sala de aula. Este game foi resultado de um diligente processo de pesquisa por parte de seus desenvolvedores e sua construção ainda se faz inaugural. Por meio do jogo e de seus recursos visuais, espera-se explorar com educandos (neste caso, jogadores) as complexidades de um contexto histórico específico: a sociedade industrial de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX, enfatizada a abordagem sobre a participação feminina em movimentos trabalhistas. Aqui, serão desenvolvidas reflexões sobre o uso de jogos na prática didática, sobretudo em História, assim como serão apresentadas as experiências originadas do processo de criação de Tecelãs: da Fábrica ao Lar, cuja primeira versão foi divulgada para teste em 2023. Para tal, serão apresentados elementos chave do percurso de produção: pesquisa histórica, enredo, roteiro, design e programação.

Biografia do Autor

Ana Torres Barbosa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Técnico em Administração de Empresas (ETEC de Francisco Morato). Graduando em História (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Circe Nunes dos Reis, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Técnico em Biotecnologia pela Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (ETECAP). Graduando em História na modalidade bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como auxiliar de catalogação no Museu da Cidade em Campinas e trabalhou com design e identidade visual como bolsista CNPq para a Associação Nacional de História (ANPUH). Tem interesse nas seguintes temáticas: História da Arte, Cinema, História da Loucura, Gênero e Sexualidade.

João Lucas Gualassi Duarte, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduando em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista de iniciação científica PIBIC - Unicamp (CNPq) nas quotas 2022-2023 e 2023-2024. Desenvolve pesquisa sobre interações andino-amazônicas durante o Horizonte Inca. Membro do grupo de pesquisa "Arqueologia Histórica", registrado no CNPq, sediado na Unicamp. Realizou estágio na condição de auxiliar de pesquisa do projeto de "Catalogação do Acervo Arqueológico e Etnográfico Indígena de Desidério Aytai", junto ao Museu da Cidade de Campinas - Casa de Vidro (Prefeitura Municipal de Campinas). Durante o Ensino Básico (Ensino Médio concluído em 2019 na Escola Divina Providência [Jundiaí - São Paulo, Brasil]), desenvolveu projeto de iniciação científica júnior na área de ciências biológicas intitulado "Desenvolvimento de um ambiente artificial para criação de Nephila sp. e estudo do potencial uso tecnológico de sua teia", premiado com o primeiro lugar da categoria na III Mostra de Ciências do Instituto 3M e finalista da XIV Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), após a qual recebeu financiamento do CNPq para continuação do projeto por mais um ano. Foi selecionado para a Segunda Fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp 2015. Ingressou em 2020 na Graduação em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De setembro de 2022 a agosto de 2023, desenvolveu o projeto de iniciação científica intitulado "Interações Andino-Amazônicas no Horizonte Inca", com fomento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - Unicamp). De setembro de 2023 a agosto de 2024 (em curso), deu continuidade à pesquisa de iniciação científica com o projeto "Interações Andino-Amazônicas no Horizonte Inca: estudo sistemático de fontes escritas e materiais para uma ampliação de perspectivas", mais uma vez com fomento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - Unicamp). Tem interesse em História e Arqueologia da América Indígena (especialmente pré-colombiana)

Max Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica Estadual Presidente Vargas(2020). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. 

Paola Assunção Carraro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH

Vinicius MarinoVinicius Marino Carvalho Carvalho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pesquisador colaborador na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em História Econômica pela USP. Mestre em História Social pela USP. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e dos grupos de pesquisa IM-HD (Idade Média e Humanidades Digitais). ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) e EPIFAME (Epidemics and Famines in the Western Mediterranean). Meus interesses são a a história da Irlanda nos séculos XIII e XIV, a aplicação de técnicas de modelagem computacional à história e os usos histórico/historiográficos de videogames e board games 

Referências

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Barbosa, A. T., Teixeira, B. H., Reis, C. N. dos, Duarte, J. L. G., Silva, M. N. da, Assunção Carraro, P., & Carvalho, V. M. M. C. (2024). TECELÃS: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO INTERATIVO DIDÁTICO NO ESTILO VISUAL NOVEL SOBRE A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DE OPERÁRIAS (SÃO PAULO, 1923) . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 357–382. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1160