TRÊS ROSAS E O GÊNERO FEMININO NO JAPÃO
ANÁLISE DE MANGÁ COM FOCO EM QUESTÕES DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2712Palavras-chave:
Mangá, Berusaiyu no Bara, Feminino, Shoujo Kakumei Utena, GêneroResumo
O texto tem por intenção dar a ver a pesquisa que objetiva, por meio de análise textual e de referencial bibliográfico, entender três mangás intitulados Berusaiyu no Bara (1972), Banana Bread no Pudding (1977) e Shoujo Kakumei Utena (1996). A intenção é compreender de que forma Banana Bread no Pudding (1977) e Shoujo Kakumei Utena (1996) constituem-se como formas evoluídas através das quais a narrativa por e para mulheres no Japão se consolidou e se modificou numa discussão que gira em torno do gênero feminino e quiçá da disforia de gênero. A pesquisa, além disso, tem como base a ideia chartieriana de que obras textuais podem ser documentos culturais e que, portanto, os mangás estudados na pesquisa são contemplados como o acervo imagético-textual corpus desta pesquisa além da discussão de questões psicanalíticas com ênfase em questões de gênero. Como resultado visa-se a compreensão do mundo feminino, conforme mostrado nestes mangás, quanto à sua sexualidade desde 1970 o contemporâneo.
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