AFETOS EM REDE

PROCESSOS DESCOLONIZADORES NO USO DO INSTAGRAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2719

Palavras-chave:

Afeto, Instagram, Fotografia, Colonialismo de dados, Virtual

Resumo

Neste artigo apresentamos o Projeto “Retratar, Reiniciar e Reterritorializar: descolonizando pelo afeto a experiência algoritmicamente configurada”. Um projeto que busca compreender a experiência de jovens na plataforma de mídia social Instagram, a fim de construir e oferecer estratégias para a descolonização dessas experiências, a partir da investigação da atuação dos afetos nas relações algoritmicamente gerenciadas. Para tanto, discutimos os principais aspectos teórico-metodológicos aplicados, que constituem uma proposta de educação para o visual digital por intermédio da Fotografia e das novas formas de produzir imagens, ancorada na Teoria dos Afetos de Silvan Tomkins e na Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Desta forma, pretendemos contribuir com a criação de estratégias que promovam a emancipação de jovens e outros usuários de mídias sociais, como o Instagram, a partir de experiências fotográficas programadas que façam emergir o afeto neutro/afeto surpresa. Uma proposta de reterritorialização desses usuários e suas relações.

Biografia do Autor

Lia Beatriz Teixeira Torraca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda em Psicologia - IP UERJ, supervisionada pela Professora Edna Lúcia Tinoco Ponciano, Coordenadora do Laboratório DERA, com o projeto "Retratar, Reinciar e Reterritorializar: descolonizando pelo afeto a experiência digital algoritmicamente configurada", selecionado no Edital FAPERJ n 17 2024 - Programa de Pós-Doutorado Nota 10 (PDR-10). Bacharel em Direito (1992) pela FND/UFRJ, mestre (2015) e doutora em Direito pelo UFRJ (2019) (área de concentração: Teorias Jurídicas Contemporâneas / linha de pesquisa: Sociedade, Direitos Humanos e Arte), com a tese intitulada "O Espetáculo da Violência no Rio de Janeiro e o Olhar Estético do Afeto", indicada pelo PPGD UFRJ para o Prêmio CAPES - TESES - edição 2020. Publicação do livro "Democracia Encurralada: os reflexos das manifestações de 2013 no Rio de Janeiro", pela Editora Lumen Juris, como também organização de obras coletivas, textos em livros e artigos acadêmicos. Conselheira (suplente) do Conselho de Ensino para Graduados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPG - UFRJ) - 2018-2021. Membro da Comissão do Corpo Docente da UFRJ - CCPD - CEPG - 2018-2021. Coordenadora de Mídias do PPGD/UFRJ - 2015-2018. Editora Adjunta da Mares Editores desde 2016. Membro associado ADHO/ HUMANISTICA - desde 2023. Membro associado ABRE - desde 2025. Pesquisadora do Laboratório DERA-UERJ - desde 2024.Advogada, registrada na OAB/RJ sob o n 107160. Experiência em Direitos Humanos, Direito Digital, Direito de Família, Direito do Consumidor.Coordenadora do Projeto MetAffectus (Inteligência Artificial, Teoria dos Afetos, Estética, Percepção, Computação Afetiva) (2019-2024), agora acoplado ao Laboratório DERA-UERJ, sob a Supervisão da Professora Edna Lúcia Tinoco Ponciano.

Edna Lúcia Tinoco Ponciano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora do Instituto de Psicologia

Professora Associada do Instituto de Psicologia da UERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ). Procientista da UERJ. Investigadora Visitante na Universidade de Coimbra. Coordenadora do DERA (bit.ly/derayoutube; bit.ly/derayoutube; @derauerj). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social / UERJ, nos anos de 2017 a 2019. Pós-Doutorado Júnior/CNPQ (2010-2012) em Psicologia Social, UERJ. Pós-Doutorado (FAPERJ/2007-2010), Doutorado (CNPq/2004) e Mestrado (CNPq/1999) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Saúde Mental (1994) e em Terapia de Família (1996) pelo IPUB/UFRJ. De 2004 a 2006 foi Pesquisador Associado/FAPERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Estudos, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia da Família (relacionamento pais e filhos e conjugalidade), Psicologia do Desenvolvimento (adolescência e transição para a vida adulta/adultez emergente), Regulação emocional, Saúde Mental, Psicologia Positiva e Pesquisas transculturais sobre esses temas, com a participação de dezenas de países.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Torraca, L. B. T., & Ponciano, E. L. T. (2025). AFETOS EM REDE: PROCESSOS DESCOLONIZADORES NO USO DO INSTAGRAM. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 148–166. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2719

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