PROGRAMANDO O FUTURO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE MEMÓRIA, TEMPO E HISTÓRIA ATRAVÉS DO CIBERESPAÇO E DOS JOGOS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.378

Palavras-chave:

Cultura virtual, Games, Memória, Temporalidades, Ciberespaço

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância e o papel do ambiente online e dos jogos digitais na virtualização da memória e da história. Em um primeiro momento visa explicar onde este mundo do entretenimento está posto a partir de reflexões que transpassam outros momentos na história do entreter e simultaneamente apresentar a proporção e as potencialidades no que condiz com condicionamento através do uso da cultura midiática. Em um segundo momento, tem como meta inserir o estudo da cultura midiática, do digital, em especial os games, dentro das especificidades do campo da História do Tempo Presente por meio de discussões sobre temporalidades, história e memória. Para tal feito, são demonstradas a partir de autores da área as principais preocupações nesse chamado processo de transição ou possível mudança de regime de historicidade.

Biografia do Autor

Antonio Diogo Greff de Freitas, PPGH - UDESC - Doutorando

Graduado nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Pós-Graduação (Latu Sensu) em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade Positivo, no Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente Doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Já trabalhou como professor de História no Colégio Positivo, como também como professor substituto de História, História da Arte, História e Patrimònio Cultural, Projetos Digitais e Metodologia de Pesquisa no Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem como principais áreas de interesse e pesquisa: Web; História Digital; História Contemporânea; Comunicação; Representações e Narrativas em Jogos Digitais. A tese de doutorado busca historicizar as especificidades das fontes digitais, especialmente jogos eletrônicos, suas narrativas e temporalidades relacionados à História do Tempo Presente.

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Publicado

2023-09-10

Como Citar

Freitas, A. D. G. de. (2023). PROGRAMANDO O FUTURO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE MEMÓRIA, TEMPO E HISTÓRIA ATRAVÉS DO CIBERESPAÇO E DOS JOGOS DIGITAIS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 329–343. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.378