Goffman and the representation of stigma in Turma da Mônica comics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2834

Keywords:

Pop Culture, Inclusion, Comics, Stigma, Autism

Abstract

Based on the comic book entitled Um amiguinho diferente (A Different Little Friend) by Maurício de Sousa, we sought to analyze the interaction between the characters, highlighting André, who is perceived in different ways by Magali and Mônica due to his behavior. Social routines allow us to predict someone’s category and attributes, but when there is a discrepancy between the attribute and the expectation, stigma occurs. In André’s case, his behavior is seen as “rude” and puts him at a disadvantage. The comic book invites reflection on prejudices and stigmas, highlighting how people are subject to social expectations and norms. The main focus is to understand how stigma is created and manipulated in social interactions. In the end, the comic book encourages a reflection on the importance of understanding and not stigmatizing autistic people.

Author Biographies

Maria Angélica Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1993); 2 Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2023); Especialização em Aprendizagem e Diferenças pela Universidade Federal de Goiás (1998); Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social pela Universidade de Brasília (2019), Mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001); Doutorado em Sociologia pela UFG (2016). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG. Possui experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia Geral, Sociologia da Cultura, Sociologia da Violência e, pesquisa principalmente os seguintes temas: Violência, Tráfico Internacional de Mulheres, Violência contra a Mulher; Educação, Educação Especial, Representações Cotidianas, Quadrinhos, Cinema, entre outros. 

Maria Aparecida Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás

Pós-doutoranda em Engenharia da Computação (UFG). Possui doutorado em Educação (Universidad de Santiago de Compostela - Espanha/2021) e também mestrado na mesma área (PUC Goiás/2013). Tem especialização em Letramento Informacional (UFG/2016). É graduada em Biblioteconomia (UFG/1995) e graduação em Curso superior de Licenciatura: Formação Pedagógica para Graduação (IFG/2020). Atualmente é bibliotecária-documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura em biblioteca, pesquisa científica, letramento informacional e digital, gênero, educação e trabalho. Integrou a comissão pedagógica do PNLD 2022 - avaliação de livros literários infantis; Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica 

Lumiko Mori Tedesco, Universidade Federal de Uberlândia, UFU

Possui graduação Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010);Segunda Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2023);Pós-Graduação Lato Senso, Especialização em Atendimento Educacional Especializado: Área da Deficiência Auditiva, Área do Conhecimento Educação Especial (2012); Pós-Graduação - Lato Senso em Psicopedagogia, Área do Conhecimento em Ciências Humanas - Educação (2015);Pós-Graduação Lato Senso, Especialização em Neuropedagogia na Educação (2016);Pós-Graduação Lato Senso, em nível de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2017);Pós-Graduação Lato Senso, Especialização TEA - Transtorno do Espectro Autista (2019).Pós-Graduação Lato Senso, Especialização LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (2021). Pós-Graduação Lato Senso, Especialização em Educação Inclusiva (2023).

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Published

2025-11-17

How to Cite

Peixoto, M. A., Souza, M. A. R. de, & Tedesco, L. . M. (2025). Goffman and the representation of stigma in Turma da Mônica comics. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 251–265. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2834

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