GOFFMAN E A REPRESENTAÇÃO DO ESTIGMA NOS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2834

Palavras-chave:

Cultura pop, Inclusão, Quadrinhos, Estigma, Autismo

Resumo

A partir da história em quadrinhos Um amiguinho diferente, de Maurício de Sousa, buscou-se analisar a interação entre as personagens, destacando André, percebido de forma diferente por Magali e Mônica devido ao seu comportamento. As rotinas sociais permitem prever a categoria e atributos de alguém, mas quando há uma discrepância entre o atributo e a expectativa, ocorre o estigma. No caso de André, seu comportamento é visto como "mal-educado" e gera desvantagem. O quadrinho admite reflexão sobre preconceitos e estigmas, destacando como as pessoas estão sujeitas a expectativas e normas sociais. O foco principal é compreender como o estigma é criado e manipulado nas interações sociais. Enfim, o quadrinho promove uma reflexão sobre a importância de compreender e não estigmatizar.

Biografia do Autor

Maria Angélica Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1993); 2 Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2023); Especialização em Aprendizagem e Diferenças pela Universidade Federal de Goiás (1998); Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social pela Universidade de Brasília (2019), Mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001); Doutorado em Sociologia pela UFG (2016). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG. Possui experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia Geral, Sociologia da Cultura, Sociologia da Violência e, pesquisa principalmente os seguintes temas: Violência, Tráfico Internacional de Mulheres, Violência contra a Mulher; Educação, Educação Especial, Representações Cotidianas, Quadrinhos, Cinema, entre outros. 

Maria Aparecida Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás

Pós-doutoranda em Engenharia da Computação (UFG). Possui doutorado em Educação (Universidad de Santiago de Compostela - Espanha/2021) e também mestrado na mesma área (PUC Goiás/2013). Tem especialização em Letramento Informacional (UFG/2016). É graduada em Biblioteconomia (UFG/1995) e graduação em Curso superior de Licenciatura: Formação Pedagógica para Graduação (IFG/2020). Atualmente é bibliotecária-documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura em biblioteca, pesquisa científica, letramento informacional e digital, gênero, educação e trabalho. Integrou a comissão pedagógica do PNLD 2022 - avaliação de livros literários infantis; Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica 

Lumiko Mori Tedesco, Universidade Federal de Uberlândia, UFU

Possui graduação Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010);Segunda Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2023);Pós-Graduação Lato Senso, Especialização em Atendimento Educacional Especializado: Área da Deficiência Auditiva, Área do Conhecimento Educação Especial (2012); Pós-Graduação - Lato Senso em Psicopedagogia, Área do Conhecimento em Ciências Humanas - Educação (2015);Pós-Graduação Lato Senso, Especialização em Neuropedagogia na Educação (2016);Pós-Graduação Lato Senso, em nível de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2017);Pós-Graduação Lato Senso, Especialização TEA - Transtorno do Espectro Autista (2019).Pós-Graduação Lato Senso, Especialização LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (2021). Pós-Graduação Lato Senso, Especialização em Educação Inclusiva (2023).

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Peixoto, M. A., Souza, M. A. R. de, & Tedesco, L. . M. (2025). GOFFMAN E A REPRESENTAÇÃO DO ESTIGMA NOS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 251–265. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2834

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