O USO DA TELEVISÃO NO APRENDIZADO DE HISTÓRIA: POPULARIZAÇÃO E BUSCA POR CONHECIMENTO A PARTIR DE NOVELAS DE ÉPOCA

popularization and the search for knowledge from epoch novels

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.324

Palavras-chave:

Televisão, Novela de época, Mídia, Representação, Memória

Resumo

O presente artigo tem como objetivo debater as repercussões que a telenovela de época Novo Mundo (2017) proporcionou nas mídias digitais ao impulsionar debates nas redes sociais e alavancar as buscas na plataforma do Google pela figura da Princesa Leopoldina. A partir de conexões com exposições museológicas, buscamos demonstrar a importância do figurino na construção ficcional por aproximar os telespectadores da personagem, incentivando-os a praticarem a chamada “cultura participativa” de Henry Jenkins. Desta forma, nos questionamos como a televisão enquanto experiência cultural pode contribuir para a disseminação de conhecimento histórico ao apontar a telenovela de época como um meio de produção de cultura visual e material.

Biografia do Autor

Marcelle Lopes, Fundação Getúlio Vargas

Bacharel e Licenciada em História (2019), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde foi bolsista FAPEMIG e atuou na linha de pesquisa "Moda e Arte: História e Cultura". Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas, onde atua na linha de pesquisa "Memória e Cultura". É bolsista CAPES, uma das editora-chefe da Revista Mosaico e integrante do Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV), coordenado pela professora Thais Blank. Desenvolve pesquisas com ênfase em debates sobre: Ensino de História a partir de mídias culturais; Telenovela de época como meio de memória cultural; Figurinos de época como cultura material propagadora de conhecimento histórico. No geral, se interessa por temas de pesquisa nas áreas de Teoria da História, História Pública, Mídias Culturais, História da Moda, Museologia da Moda, Conservação Preventiva de Têxteis, Indumentária e Figurino.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Lopes, M. (2024). O USO DA TELEVISÃO NO APRENDIZADO DE HISTÓRIA: POPULARIZAÇÃO E BUSCA POR CONHECIMENTO A PARTIR DE NOVELAS DE ÉPOCA: popularization and the search for knowledge from epoch novels. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 280–307. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.324