O Uso do podcast como ferramenta digital de avaliação: uma proposta para o ensino médio.
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.05Palavras-chave:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS;, PODCAST;, AVALIAÇÃOResumo
Este estudo tem a proposta de analisar as possibilidades do uso didático do podcast em sala de aula, especificamente em turmas de Ensino Médio, como ferramenta digital de avaliação, de forma alternativa, dinâmica e criativa de avaliar. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa a fim de: compreender a proposta das tecnologias digitais para a gestão de uma nova prática pedagógica de avaliação da aprendizagem no novo ensino médio. Realizamos uma análise das referências bibliográficas selecionadas, com destaque para as Tecnologias Educacionais, Avaliação Digital Alternativa e podcast na área educacional. Características apresentadas na pesquisa mostram que desenvolver uma dinâmica de avaliação alternativa e criativa, fazendo uso de narrativas digitais, como o podcast, tem validade para avaliar a aprendizagem dos alunos. Assim, como resultado da pesquisa, este trabalho tem como finalidade apresentar as possibilidades dessa ferramenta como processo dinâmico de avaliação em qualquer disciplina. O problema da pesquisa parte da seguinte consideração: "Quais as possibilidades do uso do podcast como instrumento de avaliação em aulas on-line e presencial para jovens de turmas de Ensino Médio?" Tal reflexão, com discussões acerca das práticas de avaliação da aprendizagem e a inserção de tecnologias digitais, como o podcast. Esta constitui uma pesquisa aplicada do Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).