Elaboração e Avaliação do Aplicativo Educacional:

Jogo de Memória Musical

Autores

  • Eliton Perpetuo Rosa Pereira Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • RaphaeL Renna Veiga Alves da Costa Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Renan Chamberlain Franco de Souza Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Educação, M´úsica, Aplicativo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos projetar e avaliar um aplicativo educacional de jogo de memória musical. Com caráter exploratório qualitativo e com estudo de caso, esta investigação envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o processo histórico da educação e tecnologias no Brasil, revisão da produção acadêmica para o embasamento sobre a evolução, elaboração e avaliação de softwares e, por fim, o desenvolvimento e avaliação do aplicativo original. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um questionário adaptado do trabalho de Sousa (2016), o qual foi enviado para alguns professores de música. As análises foram desenvolvidas a partir das respostas desses professores. O aplicativo poderá ser melhorado em pesquisas futuras e disponibilizado nas plataformas de aplicativos para dispositivos móveis. Os resultados revelaram problemas no aplicativo desenvolvido, mas também apresentam sugestões e elogios. Concluiu-se que, independentemente da forma de uso do aplicativo, esse pode ter um viés educacional.

Biografia do Autor

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha), Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Licenciado em Música pela EMAC-UFG e em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. É docente efetivo da carreira EBTT, atuando no Instituto Federal de Goiás (Brasil) em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e EJA, na Licenciatura em Música, na Licenciatura em Dança, no Bacharelado em Cinema e Audiovisual e no Mestrado Prof-Artes. Foi professor convidado na UFG nos cursos de Artes Visuais, Teatro e Música e na UFRGS em cursos EaD (Brasil), e na USC e UNIR em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EaD na Espanha. Atua como Diretor de Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da ANPAIF (Gestão 2023/2024). É representante de Goiás na ABEM Centro-Oeste, gestão 2024/2026. Coordena o MOUSIKÊ - Núcleo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical. É Editor da revista Nupeart (Qualis A1 em Arte, Educação e Interdisciplinaridade). Autor de diversos livros e artigos na área da educação musical. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Interdisciplinaridade, Didática e Formação de Professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9181-2543

RaphaeL Renna Veiga Alves da Costa, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Graduando em Licenciatura em Música através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Renan Chamberlain Franco de Souza, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Graduando em Licenciatura em Música através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG).

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

Perpetuo Rosa Pereira, E., Renna Veiga Alves da Costa, R., & Chamberlain Franco de Souza, R. (2021). Elaboração e Avaliação do Aplicativo Educacional:: Jogo de Memória Musical. Revista Tecnia, 6(1), 153–176. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1013

Edição

Seção

Educação e Ensino