TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DA VISÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Tecnologia e educação, Prática Pedagógica, Práxis, Tecnocentrismo, Políticas educacionais para uso de tecnologiasResumo
Tomando como ponto de partida o exercício de compreensão das relações entre educação e tecnologias e a necessidade de analisar as políticas educacionais relacionadas a essa temática, realizou-se uma pesquisa com 76 professores da rede pública estadual de educação em Goiás, com o objetivo de analisar as percepções destes professores sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual foi obtido por meio de entrevistas coletivas realizadas com esses professores e sua análise realizada a luz do materialismo histórico-dialético. O referido corpus, constituído pelos diários de acompanhamento do trabalho empírico e das entrevistas coletivas, foi estruturado em três unidades de análise, tais quais serão discutidas neste artigo: 1) as práticas pedagógicas com uso de tecnologias, 2) formação para o uso, e 3) a visão do professor quanto ao uso de tecnologias. Os dados da pesquisa mostram que os docentes utilizam os objetos tecnológicos, em uma perspectiva tecnocêntrica e sem alcançar a práxis no sentido de atividade humana transformadora. O estudo evidencia a necessidade de uma análise mais aprofundada das políticas educacionais com enfoque no uso de tecnologias, como forma de superar a racionalidade instrumental que prevalece no tratamento do tema.
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