Educação em tempos de pandemia:
o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino
Palavras-chave:
Estratégia de ensino, Gêneros textuais, PodcastResumo
Os gêneros textuais podem ser tomados como instrumentos de mediação do processo ensino-aprendizagem da língua, por isso, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los, principalmente, tendo em vista o grande avanço tecnológico que vivenciamos. No cenário de distanciamento social, em que temos vivido nos últimos meses, imposto pela pandemia do novo Coronavírus, assumimos como objetivo compreender em que medida o uso do podcast, na perspectiva pedagógica de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, pode se constituir uma ferramenta para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Esse cenário pandêmico acarretou na ampliação das atividades remotas e a inclusão da escola nessa modalidade demanda busca por recursos didático-pedagógicos que visem oferecer, de certo modo, manutenção do ritmo de aprendizado, de forma criativa. Para tanto, serão fomentadas breves considerações sobre a possibilidade do uso da ferramenta podcast no processo ensino-aprendizagem, na intenção de ampliar o caráter interacional da linguagem a partir dos gêneros orais, de forma envolvente, considerando que ela tem o poder de transformar sentimentos e ideias, além de permitir a prática de habilidades orais.
Referências
ADALBERTO, E. M. L. Movimento Makers e a Aprendizagem Criativa no Ensino da Matemática no Fundamental I. In: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8040_3907_ID.pdf. Acesso em: 18 de setembro de 2020.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, L. A era de ouro dos podcasts: entenda o boom dos programas de áudio on-line. O Globo, Rio de Janeiro, 21 de jun. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/a-era-de-ouro-dos-podcasts-entenda-boom-dos-programas-de-audio-on-line-23612273 Acesso em: 18 de maio de 2020.
BONINI, A. Mídia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.3, p. 679-704. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982011000300005&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 20 de maio de 2020.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Rádio e TV na Web: vantagens pedagógicas e dinâmicas na utilização em contexto educativo. Teias (Rio de Janeiro), v. 9, p. 101-109, 2008a.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Prisma.com, n° 06, p. 125-140, 2008b.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B; COUTINHO, C. P. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In: IX Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2007, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación. A Coruña: Barca, A., Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, l. (Eds.), 2007. v. 1. p. 837-846.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 de maio de 2020.
BRASIL. Medida provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 01 abr 2020. Seção 1 – EXTRA, p 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 15 de maio de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15de maio de 2020.
BRUCK, M. S; COSTA, C. I. A. Podcast Serial: notas sobre acontecimento e processos de mediação. Culturas Midiáticas, v. 9, p. 282-297, 2016.
CRISTOVÃO, V.L.L.; CABRAL, V. N.de. Podcasts: características nas produções de professores em formação continuada. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte - Mg, v. 21, n. 1, p.189-222, jan/jun - 2013.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
GONZÁLEZ REY, F. O Sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, M. C. (Org.). Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Alínea, 2008.
LENHARO, R. I; CRISTOVÃO, V. L. L. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 307-335, Mar. 2016. Disponível em < https://www.scielo.br/pdf/edur/v32n1/1982-6621-edur-32-01-00307.pdf >. Acesso em: 6 de outubro de 2019.
MACHADO, A. C. Novas Formas de produção de conhecimento: Utilização de ferramentas da Web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l, Florianópolis, v.2, n. 2, 2008. ISSN 1984-2066. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655/1332. Acesso em: 18 de maio de 2020.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Criatividade no trabalho pedagógico e criatividade na aprendizagem: uma relação necessária? In: TACCA, Maria Carmen Villela Rosa (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2008. p. 69-94.
MUNIZ, L. S.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1039-1054, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41n4/1517-9702-ep-1517-97022015041888.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2020.
PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação: da interrupção à recuperação. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 15 de maio de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.