Educação em tempos de pandemia:

o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino

Autores

  • Edvargue Amaro da Silva Júnior Secretaria de Educação de Mato Grosso
  • Cristiane Freitas Pereira da Silva Secretaria de Educação de Mato Grosso
  • Sandra Regina Franciscatto Bertoldo Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Estratégia de ensino, Gêneros textuais, Podcast

Resumo

Os gêneros textuais podem ser tomados como instrumentos de mediação do processo ensino-aprendizagem da língua, por isso, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los, principalmente, tendo em vista o grande avanço tecnológico que vivenciamos. No cenário de distanciamento social, em que temos vivido nos últimos meses, imposto pela pandemia do novo Coronavírus, assumimos como objetivo compreender em que medida o uso do podcast, na perspectiva pedagógica de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, pode se constituir uma ferramenta para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Esse cenário pandêmico acarretou na ampliação das atividades remotas e a inclusão da escola nessa modalidade demanda busca por recursos didático-pedagógicos que visem oferecer, de certo modo, manutenção do ritmo de aprendizado, de forma criativa. Para tanto, serão fomentadas breves considerações sobre a possibilidade do uso da ferramenta podcast no processo ensino-aprendizagem, na intenção de ampliar o caráter interacional da linguagem a partir dos gêneros orais, de forma envolvente, considerando que ela tem o poder de transformar sentimentos e ideias, além de permitir a prática de habilidades orais.

Biografia do Autor

Edvargue Amaro da Silva Júnior, Secretaria de Educação de Mato Grosso

É doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2016), especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2014) e graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2012). Atualmente é professor da Educação Básica da rede municipal de ensino em Cuiabá e pela rede estadual de ensino de Mato Grosso também em Cuiabá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Processos Formativos, atuando principalmente, nos seguintes temas: História em Quadrinhos, Educação, Processos Formativos e Construção de Conhecimento no Ensino de Ciências da Natureza.

Cristiane Freitas Pereira da Silva, Secretaria de Educação de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e Especialização em Coordenação Pedagógica pela referida instituição, com atuação na área de Gestão Escolar. Tem experiência na área de Educação,especialmente em Alfabetização e Letramento Escolar. Professora Efetiva da rede Estadual de Ensino do Mato Grosso, nos anos iniciais da Educação Básica e, atualmente Diretora Escolar. Mestra em Educação - PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT na linha de pesquisa Linguagens, cultura e construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea e membro do grupo de pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar.

Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Categoria Adjunto IV na Universidade Federal de Rondonópolis, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/UFR, na Linha de Linguagem, Educação e Cultura. Licenciada em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (Campus de Frederico Westphalen/RS). Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP - e está em fase de conclusão do pós-doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, junto ao grupo de pesquisa Linguagem, formação e aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a supervisão da professora Dra. Claudia Raimundo Reyes. É membro do grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) no PPGEdu/UFR. Atua nas áreas de Letras e Educação, com ênfase nas temáticas que envolvem alfabetização e letramento, aquisição de leitura e escrita, livro didático e ensino de língua portuguesa. Possui experiência em formação de professores nas áreas anteriormente descritas.

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Amaro da Silva Júnior, E., Freitas Pereira da Silva, C., & Regina Franciscatto Bertoldo, S. (2020). Educação em tempos de pandemia:: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Revista Tecnia, 5(2), 31–51. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/994

Edição

Seção

Educação e Ensino