Educação em tempos de pandemia:
o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino
Palavras-chave:
Estratégia de ensino, Gêneros textuais, PodcastResumo
Os gêneros textuais podem ser tomados como instrumentos de mediação do processo ensino-aprendizagem da língua, por isso, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los, principalmente, tendo em vista o grande avanço tecnológico que vivenciamos. No cenário de distanciamento social, em que temos vivido nos últimos meses, imposto pela pandemia do novo Coronavírus, assumimos como objetivo compreender em que medida o uso do podcast, na perspectiva pedagógica de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, pode se constituir uma ferramenta para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Esse cenário pandêmico acarretou na ampliação das atividades remotas e a inclusão da escola nessa modalidade demanda busca por recursos didático-pedagógicos que visem oferecer, de certo modo, manutenção do ritmo de aprendizado, de forma criativa. Para tanto, serão fomentadas breves considerações sobre a possibilidade do uso da ferramenta podcast no processo ensino-aprendizagem, na intenção de ampliar o caráter interacional da linguagem a partir dos gêneros orais, de forma envolvente, considerando que ela tem o poder de transformar sentimentos e ideias, além de permitir a prática de habilidades orais.
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