Estratégias para a redução da evasão em cursos superiores de informática:
relato de experiências do curso de sistemas de informação da UFSM/FW
Palavras-chave:
Evasão, Cursos Superiores de Informática, Processos de Ensino e de AprendizagemResumo
Este artigo apresenta algumas estratégias desenvolvidas no Curso de Sistemas de Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus Frederico Westphalen/RS, visando a reduzir a evasão. Na área de Informática, constata-se que os índices de evasão são altos, chegando 75% ao final do curso. Neste contexto, foram desenvolvidos projetos de ensino e de extensão, para diminuir a evasão, por meio da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como de atividades que permitam integrar a comunidade acadêmica e os pilares do ensino, pesquisa e extensão. A metodologia empregada foi o estudo de caso, no intuito de identificar se as ações desenvolvidas contribuíram para a redução da evasão. As estratégias permitiram reduzir a evasão de um percentual de 24% (no ano de 2013), para os atuais 14,92% (2018).
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