Estratégias para a redução da evasão em cursos superiores de informática:
relato de experiências do curso de sistemas de informação da UFSM/FW
Palavras-chave:
Evasão, Cursos Superiores de Informática, Processos de Ensino e de AprendizagemResumo
Este artigo apresenta algumas estratégias desenvolvidas no Curso de Sistemas de Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus Frederico Westphalen/RS, visando a reduzir a evasão. Na área de Informática, constata-se que os índices de evasão são altos, chegando 75% ao final do curso. Neste contexto, foram desenvolvidos projetos de ensino e de extensão, para diminuir a evasão, por meio da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como de atividades que permitam integrar a comunidade acadêmica e os pilares do ensino, pesquisa e extensão. A metodologia empregada foi o estudo de caso, no intuito de identificar se as ações desenvolvidas contribuíram para a redução da evasão. As estratégias permitiram reduzir a evasão de um percentual de 24% (no ano de 2013), para os atuais 14,92% (2018).
Referências
BEZERRA, F.; DIAS, K. (2014). Programação de Computadores no Ensino Fundamental: Experiências com Logo e Scratch em escola pública. In XXII Workshop sobre Educação em Informática, Brasília, DF: SBC.
GARBIN, D. (2016) Mercado de TI é um dos setores que não pararam de contratar no Brasil. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/02/mercado-de-ti-e-um-dos-setores-que-nao-pararam-de-contratar-no-brasil.html>.12/02/2016. Acesso em março, 2019.
HOED, R. M. (2016) Análise da Evasão em Cursos Superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. Brasília: UnB, 2016. Dissertação de Mestrado: Mestrado Profissional em Computação Aplicada.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. O que é o SINAES. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinaes>. Consultado em dezembro de 2019.
SBC. SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Educação Superior em Computação: Estatísticas, 2017. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/133-estatisticas/1200-pdf-png-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2017>. Consultado em novembro de 2019.
SILVA, J. P. R.; SILVA, J. R. (2018). A Importância da Cultura no Processo de Aprendizagem. Portal Educação. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-da-cultura-no-processo-de-/30158>. Acesso em março de 2019.
SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. J.; CUNHA, G. B.; SILVA, J.; BIGOLIN, N. M.; FRANCISCATTO, R. (2018) Perfil dos Alunos Ingressantes 2017-2 e 2018-1 e Impressões Acerca do Curso de Sistemas de Informação. Frederico Westphalen/RS: UFSM/FW.
SLHESSARENKO, M.; GONÇALO, C. R.; BEIRA, J.C.; CEMBRANEL, P. (2014) A Evasão na Educação Superior para o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. In: Revista Gestão Universitária na América Latina (GUAL), Vol.7, Número 1, Florianópolis, janeiro de 2014.
VENTURA, P. R.; ALVES, C. G.; VENTURA, M. L. S. R. (2005) Atividades Culturais: despertando talentos, formando cidadãos. Revista Ponto de Vista. V. 2, 2005. Disponível em: <http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/docs/volume02/atividadesCulturais.pdf>. Acesso em março de 2019.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.