Proposta de um sistema de informação de apoio na gestão integrada dos resíduos de construção civil
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.579Palavras-chave:
Construção, Resíduos, Sistemas, InformaçãoResumo
O aumento do padrão de vida, demandas de projetos de infraestruturas, mudanças de hábitos de consumo e o aumento populacional tem seu efeito no crescimento da indústria de construção civil. Em decorrência das atividades dessa indústria, registram-se vários tipos de danos ao meio ambiente, devido ao elevado consumo de recursos naturais e pela geração excessiva de resíduos. Neste contexto, surge a necessidade de a atividade de construção civil ser realizada de forma sustentável, ou seja, reduzindo os resíduos descartados por meio de reuso e reciclagem, o que reduz a exploração dos recursos naturais para estarem disponíveis às gerações futuras. Portanto, é necessário que diferentes atores do ramo da construção civil ajam de forma coordenada e consciente na gestão dos resíduos gerados para se reduzir seus impactos ambientais negativos. O presente estudo apresenta uma proposta de um modelo de sistema de informação para a gestão integrada dos resíduos sólidos de construção civil. A elaboração do modelo teve como base metodológica, realização de entrevistas, leitura bibliográfica e observação e a modelagem do sistema. Como resultado do estudo, obteve-se um modelo de sistema de informação para gestão de resíduos de construção civil que facilitará a tomada de decisões ambientalmente recomendadas, criando um ambiente de responsabilidades, atitudes e responsabilização em sua gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).