Uso do Robocode no ensino de programação em um curso médio e superior

Autores

Palavras-chave:

Robocode, Ensino, Aprendizagem, Programação

Resumo

O índice de reprovação nas disciplinas que envolvem Programação, tais como Programação II e Programação para Web, tem se mostrado alto em razão da dificuldade que os alunos apresentam em relação ao conteúdo de Programação Orientada a Objetos. Considerando essa informação, este artigo tem como propósito relatar uma experiência com o uso da ferramenta Robocode como recurso didático de tais disciplinas. O Robocode é um jogo de programação que simula tanques-robôs com o uso da Programação Orientada a Objetos. A experiência consistiu em um estudo de caso por meio da organização e da realização da segunda edição do campeonato de Robocode do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Luziânia, que envolveu alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio do curso técnico em Informática para Internet e do curso superior do Bacharelado em Sistemas da Informação. Ao fim do campeonato, foi aplicado um questionário aos alunos participantes, a fim de coletar dados referentes à atividade. Os resultados encontrados demostram que o Robocode é uma ferramenta adequada para utilização em disciplinas que envolvam Programação Orientada a Objetos, tornando-as mais divertidas e interessantes, além de favorecer o desenvolvimento dos alunos com novas habilidades em programação e raciocínio lógico e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de formação.

Biografia do Autor

Ernane Rosa Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Pós-Doutorado em E-learning pela Universidade Fernando Pessoa (UFP). Doutor em Ciência da Informação com ênfase em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, na Universidade Fernando Pessoa (UFP), em Porto/Portugal, reconhecido como equivalente ao curso de Doutorado em Ciência da Informação, da UnB. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UCG, possui Pós-Graduação em Tecnologia em Gestão da Informação, Graduação em Ciência da Computação e Graduação em Sistemas de Informação. Professor de Informática, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG (Câmpus Luziânia), ministrando disciplinas nas áreas de Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, Linguagens de Programação, Sistemas de Computação Aplicados, Banco de Dados e Gestão em Tecnologia da Informação. Pesquisador líder do grupo de pesquisa NITE (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação), certificado pelo IFG no CNPq. Membro do Conselho Editorial da Editora Cientifica Digital. Membro do Conselho Técnico Científico da Atena Editora. Membro do Corpo Editorial da Pantanal Editora. Membro do Conselho Editorial da Editora Bagai. Membro do Conselho Editorial da Editora e-Publicar.

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Publicado

20.06.2018

Como Citar

Rosa Martins, E. (2018). Uso do Robocode no ensino de programação em um curso médio e superior. Revista Tecnia, 3(1), 201–214. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/909

Edição

Seção

Educação e Ensino