A educação ambiental como ótica de análise frente às adversidades socioambientais do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Autores

  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Agustina Rosa Echeverría Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Educação ambiental, Área natural protegida, Desigualdades sociais

Resumo

Este trabalho é um estudo de caso que foi desenvolvido na Vila de São Jorge localizada no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) em Goiás. A população, formada basicamente por ex-garimpeiros, vive submetida às situações de difícil sobrevivência para a maioria. Essas são exemplificadas por acentuadas desigualdades socioeconômicas entre os nativos e os empresários do turismo na região e por precariedades nos serviços essenciais que resultam em um quadro hostil de vida na área natural de proteção ambiental. Considera-se que a intervenção da população nas esferas de decisão pública poderia contribuir para a constituição de melhores condições, porém essa iniciativa é baixa e quase inexistente no povoado. No estudo, que resulta de pesquisa de doutorado, foram investigados, pela ótica da educação ambiental crítica, aspectos relacionados às concepções e atuação dos sujeitos que favoreciam mais a participação dessa comunidade no contexto da vida social. Refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, em que quarenta e quatro pessoas contribuíram cedendo entrevistas. A análise foi feita empregando o método da Análise de Conteúdo, por meio da técnica da categorização. Concluímos que os aspectos favoráveis a mais participação dos sujeitos são reduzidos, mas podem ser ampliados a um maior número de pessoas da Vila nas esferas de decisão pública, o que favoreceria melhores condições de vida no entorno da área natural protegida.

Biografia do Autor

Alessandro Silva de Oliveira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutor em Ciências Ambientais, Mestre em Química do Cerrado, Bacharel (Modalidade Industrial) e Licenciado em Química. É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis e orientador no Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE/IFG) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Coordena o Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA), cadastrado no CNPq, e seus trabalhos de pesquisas situam-se nas áreas de Educação e Ciências Ambientais com enfoque na formação de professores e educação ambiental.

Agustina Rosa Echeverría, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Bacharel, licenciada e mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou - Rússia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - SP/Brasil. É professora titular da Universidade Federal de Goiás - UFG, atuando no Instituto de Química, no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais dessa universidade. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC, da UFG e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Teoria Histórico-Cultural "Papagaios Vermelhos" registrado no CNPq. Investiga na área de Educação em Ciências na perspectiva histórico cultural, de Formação de professores e de Educação Ambiental.

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Silva de Oliveira, A., & Rosa Echeverría, A. (2020). A educação ambiental como ótica de análise frente às adversidades socioambientais do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Revista Tecnia, 5(2), 130–157. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/999

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes