A educação ambiental como ótica de análise frente às adversidades socioambientais do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Palavras-chave:
Educação ambiental, Área natural protegida, Desigualdades sociaisResumo
Este trabalho é um estudo de caso que foi desenvolvido na Vila de São Jorge localizada no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) em Goiás. A população, formada basicamente por ex-garimpeiros, vive submetida às situações de difícil sobrevivência para a maioria. Essas são exemplificadas por acentuadas desigualdades socioeconômicas entre os nativos e os empresários do turismo na região e por precariedades nos serviços essenciais que resultam em um quadro hostil de vida na área natural de proteção ambiental. Considera-se que a intervenção da população nas esferas de decisão pública poderia contribuir para a constituição de melhores condições, porém essa iniciativa é baixa e quase inexistente no povoado. No estudo, que resulta de pesquisa de doutorado, foram investigados, pela ótica da educação ambiental crítica, aspectos relacionados às concepções e atuação dos sujeitos que favoreciam mais a participação dessa comunidade no contexto da vida social. Refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, em que quarenta e quatro pessoas contribuíram cedendo entrevistas. A análise foi feita empregando o método da Análise de Conteúdo, por meio da técnica da categorização. Concluímos que os aspectos favoráveis a mais participação dos sujeitos são reduzidos, mas podem ser ampliados a um maior número de pessoas da Vila nas esferas de decisão pública, o que favoreceria melhores condições de vida no entorno da área natural protegida.
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