A Educação Profissional e Tecnológica e as relações da evasão e da retenção:
uma análise do perfil do estudante
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Perfil do estudante, Evasão e retençãoResumo
Esse artigo discute a política educacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que embasa os institutos federais (IFs), criados a partir da expansão da Rede Federal. Para tanto, são analisados aspectos do perfil do estudante do Instituto Federal Farroupilha (RS), estabelecendo possíveis conexões com os objetivos preconizados pela EPT e com os índices de evasão e retenção. A produção de dados se deu a partir de entrevistas com os coordenadores dos eixos tecnológicos e com os coordenadores do Programa Permanência e Êxito (PPE), questionários aplicados aos estudantes e observações em dois câmpus do IF Farroupilha. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que os estudantes que ingressam nos câmpus pesquisados provêm da classe trabalhadora. A respeito do acesso, confirmou-se que a realidade está condizente com a política educacional que embasa os IFs. A política de permanência e êxito está diretamente relacionada com a efetividade da política dos institutos, pois, além de viabilizar o acesso, foi necessário criar o Programa Permanência e Êxito (PPE) para garantir à classe trabalhadora o direito à educação.
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