Das percepções de ambiente e uso da água em estudantes no IFG ao prelúdio da Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.203Palavras-chave:
Percepção ambiental. Ensino Médio Integrado. Educação Ambiental Crítica.Resumo
Este texto relata pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação acerca da percepção de estudantes sobre o ambiente e o uso da água como prelúdio para um processo formativo pela Educação Ambiental Crítica. Destacamos que o crescente uso dos recursos naturais, sem planejamento adequado acarreta impactos ao meio natural e à qualidade de vida da sociedade. E, apontamos a necessidade de ações situadas em suas dimensões socioambientais na constituição de posturas comprometidas com o ambiente. A partir disso, consideramos a percepção ambiental como primeiro passo na investigação-ação acerca das relações de uma sociedade em seu meio ambiente, e destacamos a Educação Ambiental Crítica como processo formativo possível para entender e agir sobre os fatores, mecanismos e processos socioambientais envolvidos na degradação da vida, através da constituição de posturas, opiniões e atitudes das pessoas frente aos dilemas socioambientais. É neste contexto que o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção ambiental dos discentes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente de um campus. O levantamento das percepções foi obtida pela aplicação de questionários e analisados segundo critérios quali/quantitativos. A análise das percepções permite inferir que existem nelas elementos importantes para o desenvolvimento de perspectivas mais críticas. Neste sentido, evidenciamos que a Educação Ambiental Crítica pode ser um oportuno caminho formativo para a identificação, discussão, análise e ação das questões ambientais em suas complexidades.
Referências
ALMEIDA, P. M.; ORTIZ, A. C. M. Concepções de meio ambiente e educação ambiental entre acadêmicos e coordenadores de cursos de graduação do Centro Universitário Fransciscano, Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 7, n. 1, p.1-17, 2006.
BATISTA, L. P. P.; PAULA, E. O.; MATOS, T. P. P. B. Percepção ambiental sobre a água de crianças de escola pública de Fortaleza, CE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Conedu, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID7803_11092019170656.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1981. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%206.938%2C%20DE%2031%20DE%20AGOSTO%20DE%201981&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional,aplica%C3%A7%C3%A3o%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 24 out. 2024.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 24 out. 2024.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012.
CONTOR, B. A.; TAYLOR, R. G. Why improving irrigation efficiency increases total volume of consumptive use. Irrig. Drain, [s. l.], v. 62, p. 273-280, 2013.
COSTA, S. Percepção ambiental dos estudantes jovens e adultos da educação básica (programa EJA) de escolas públicas municipais. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 15, n. 1, p. 393-403, 2016.
DIAS, D. B. Concepções de meio ambiente e natureza: uma reflexão com alunos de 7º ano do ensino fundamental do Distrito Federal. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 3. ed. São Paulo: Gaia, 1994.
FARIAS, F. S. Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga – AM. 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2009.
GUIMARÃES, M. Armadilha paradgmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernado et al. (org.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? 5. ed. Campinas: Papirus, 2007.
GUIMARAES, S. T. de L. Percepção, interpretação e educação ambiental: um olhar geográfico. São Paulo, SP: Território & Cidadania, v. 3, n. 1, 2003.
JACOBI, C. M.; FLEURY, L. C.; ROCHA. A. C. C. L. Percepção ambiental em Unidades de Conservação: experiências com diferentes grupos etários no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2004, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
KRZYSCZAK, F. R. As diferentes concepções de meio ambiente e suas visões. Revista de Educação do IDEAU, Getúlio Vargas, v. 11, n. 23, p. 1-17, 2016.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. Tradução: Sandra Valenzuela. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, G. F. C. Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a educação ambiental. In: Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LOUREIRO, C. F. B. O movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
NASCIMENTO, W. A.; SILVA JÚNIOR, J. A. Proposta de sequência didática para o ensino da temática “recursos hídricos” na escola de ensino técnico do estado do Pará de Vigia de Nazaré. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 2019, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: IBEAS – Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2019/VII-066.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.
OLIVEIRA, A. S. Os dilemas socioambientais no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Uma análise pela perspectiva crítica da Educação Ambiental. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
PEDRINI, A. G. Educação ambiental: trajetórias da educação ambiental. In: PEDRINI, Alexandre de Gusmão (org.). 8. ed. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2011.
PELISSARE, V. B.; FERNANDES, R. S.; SOUZA, V. J de. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão educacional e ambiental. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2005, Campo Grande, MS. Anais […]. Campo Grande, MS: Abes, 2005.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Os (des) caminhos do meio ambiente. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
RAMOS, E. C. A abordagem naturalista na educação ambiental: uma análise dos projetos ambientais em educação em Curitiba. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2006.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2009.
RIBEIRO, O. A.; LELACHER, D. C. Reuso domiciliar de água: uso de cartilha como ferramente de sensibilização ambiental. Educação Ambiental em Ação, [s. l.], v. 17, n. 66, 2019. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3498. Acesso em: 24 out. 2024.
SAUVÉ, L. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.10, p. 1-20, 2001.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 10, p. 1-18, 1997.
SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidade e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005a.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: CARVALHO, Isabel Cristina Moura; SATO, Michèle (orgs.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005b.
SCOULLOS, M. Towards an environmental education for sustainable development. In United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO). Interregional Workshop on Re-orienting Environmental Education for Sustainable Development. Technology & Environmental, [s. l.], v. 20, n. 2, anexo 6, p. 1-10, 1995.
TEIXEIRA, Cristina. Educação e desenvolvimento sustentável da agenda 21 brasileira. Revista Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 11, p. 135-156, 2006.
VASCO, A. P; ZAKRZEVSKI, S. B. B. O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental no Brasil. Revista Perspectiva, Erechim, v. 34, n. 125, p. 17-28, 2010.
VÉRAS, M. L. M.; OLIVEIRA, S. P. de; MELO, E. N. de; ALVES, L. de S.; COSTA, F. X. Quantificação de desperdício de água em bebedouros do campus IV da Universidade Estadual da Paraíba e a percepção ambiental da comunidade acadêmica. Revista Terceiro Incluído, Goiás, v. 4, n. 1, p.104-115, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tecnia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.