Das percepções de ambiente e uso da água em estudantes no IFG ao prelúdio da Educação Ambiental Crítica

Autores

  • Leonardo Ramos da Silveira Instituto Federal de Goiás
  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.203

Palavras-chave:

Percepção ambiental. Ensino Médio Integrado. Educação Ambiental Crítica.

Resumo

Este texto relata pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação acerca da percepção de estudantes sobre o ambiente e o uso da água como prelúdio para um processo formativo pela Educação Ambiental Crítica. Destacamos que o crescente uso dos recursos naturais, sem planejamento adequado acarreta impactos ao meio natural e à qualidade de vida da sociedade. E, apontamos a necessidade de ações situadas em suas dimensões socioambientais na constituição de posturas comprometidas com o ambiente. A partir disso, consideramos a percepção ambiental como primeiro passo na investigação-ação acerca das relações de uma sociedade em seu meio ambiente, e destacamos a Educação Ambiental Crítica como processo formativo possível para entender e agir sobre os fatores, mecanismos e processos socioambientais envolvidos na degradação da vida, através da constituição de posturas, opiniões e atitudes das pessoas frente aos dilemas socioambientais. É neste contexto que o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção ambiental dos discentes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente de um campus. O levantamento das percepções foi obtida pela aplicação de questionários e analisados segundo critérios quali/quantitativos. A análise das percepções permite inferir que existem nelas elementos importantes para o desenvolvimento de perspectivas mais críticas. Neste sentido, evidenciamos que a Educação Ambiental Crítica pode ser um oportuno caminho formativo para a identificação, discussão, análise e ação das questões ambientais em suas complexidades.

Biografia do Autor

Leonardo Ramos da Silveira, Instituto Federal de Goiás

Graduado em engenharia ambiental, possui doutorado em geotecnia. Atua como docente e pesquisador no IFG nas áreas de ciências ambientais, saneamento ambiental, impactos ambientais e licenciamento.

Alessandro Silva de Oliveira, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Ciências Ambientais, Mestre em Química do Cerrado, Bacharel (Modalidade Industrial) e Licenciado em Química. É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis e orientador no Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE/IFG) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Coordena o Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA), cadastrado no CNPq, e seus trabalhos de pesquisas situam-se nas áreas de Educação e Ciências Ambientais com enfoque na formação de professores e educação ambiental.

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Publicado

19.12.2024

Como Citar

Ramos da Silveira, L., & Silva de Oliveira, A. (2024). Das percepções de ambiente e uso da água em estudantes no IFG ao prelúdio da Educação Ambiental Crítica. Revista Tecnia, 9(1), 21. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.203

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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